Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Equipe da Ciopaer atua na entrega de mantimentos em ação humanitária no Rio Grande do Sul

Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi enviada e atua no acompanhamento das áreas de risco. Além dos profissionais, dois barcos e três viaturas também foram enviados
Os policiais e bombeiros cearenses permanecerão no Rio Grande do Sul enquanto houver a necessidade de ajuda humanitária. Fotos: Divulgação/ Ascom SSPDS

Compartilhar:

Com a utilização da aeronave Fênix-03, uma equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) está empregando esforços na ação humanitária em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A equipe, composta por cinco profissionais da Ciopaer, participou na sexta-feira (17) do transporte de alimentos e cobertores na região de Novo Hamburgo.

Entre os cinco profissionais enviados para a missão, estão os pilotos tenente-coronel PM José Ribamar Pereira Feitosa e major PM Renan Luna Belarmino; os operadores aerotáticos, subtenente PM Carlos Eduardo Moreira e sargento BM Elânio Marlon Bonfim de Souza; e o mecânico subtenente PM Francisco Carlos Bastos de Sousa. A missão teve início na manhã do dia 7 de maio, com a saída da aeronave da sede da Ciopaer.

A equipe soma esforços na corrente de solidariedade com a entrega de alimentos e diversos materiais, como cobertores, roupas e medicamentos. O emprego da aeronave ocorre a partir da demanda dos trabalhos na região nas imediações da cidade de Porto Alegre, coordenados pelas Forças de Segurança do Estado.

O major PM Renan Luna descreveu o sentimento durante a missão humanitária. “É muito gratificante. A cada entrega de mantimentos que a gente faz, vemos nos olhos das pessoas a emoção, a gratidão. Em uma das situações, as pessoas não reconheceram a aeronave e perguntaram de onde éramos. Quando a gente disse que era o Ceará, uma pessoa começou a chorar de emoção por conta da distância. Isso nos tocou muito”, relatou o oficial da Polícia Militar cearense (PMCE).

FORÇA SOLIDÁRIA

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também foi enviada e atua no acompanhamento das áreas de risco no Rio Grande do Sul. A equipe designada é composta por 12 profissionais e dois cães especializados em resgate. Além dos profissionais, dois barcos e três viaturas também foram enviados.

[ Mais notícias ]