Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

Entrega do ‘Acquário’, e Casas ‘do Forró’ e ‘do Humor’ viram promessas de campanha de RC

"Se eu fosse governador do Ceará por oito anos, o Acquário já estava funcionando", disse Roberto Cláudio
Foto: Divulgação

Compartilhar:

A entrega do “Acquário Ceará”, alvo recorrente de críticas da oposição, voltou ao cenário político como proposta de campanha. O equipamento foi idealizado ainda em 2008 e teve obras iniciadas em 2012, na gestão do então governador Cid Gomes (PDT), mas ainda não concluídas. O projeto inicial previa um investimento de R$ 300 milhões. “Se eu fosse governador do Ceará por oito anos, o Acquário já estava funcionando”, disse Roberto Cláudio (PDT), nesta segunda-feira, 15, em sabatina realizada pelo programa Jogo Político, do Jornal O Povo. O ex-gestor de Fortaleza também afirmou que, se eleito, construirá uma “Casa do Forró” e uma “Casa do Humor” como atrativos turísticos.

“O que eu posso responder é que, se eu for o governador do Ceará, obras que estão eventualmente paradas por várias circunstâncias, priorizarei terminá-las. E essa é uma delas. E quero fazer da Praia de Iracema um eixo turístico. Quero nesse eixo, além do Acquário, uma Casa do Forró e uma Casa do Humor, não sei se com esses nomes. São duas expressões da cultura cearense. A ideia é botar lá dentro um museu, um equipamento que tem a história das personalidades vinculadas a essas duas dimensões, que tenha palco, que tenha um ambiente de entretenimento, que seja público, mas que possa ser explorado pelo público e pelo privado, como eu quero fazer com o Acquário”.

Privado

Questionado sobre a viabilidade da obra, Roberto Cláudio confrontou informações repassadas anteriormente pelo ex-governador Camilo Santana (PT), antigo aliado, que disse haver dificuldades para angariar recursos junto à iniciativa privada. Camilo foi governador do Estado por dois mandatos, entre 2015 e início deste ano. “No aquário, a gente fez o estudo e tem potencial de terminá-lo com investimento privado. Me propus a mudar a legislação urbanística do entorno para viabilizar o aquário e há sim potencial, posso afirmar”, rebateu RC. O ex-gestor também foi questionado sobre como a obra afetaria a comunidade do Poço da Draga, no entorno.

“No projeto que a Prefeitura estruturou, a gente tinha um plano de esgotamento sanitário e habitação popular para o Poço da Draga. Inclusive, essa era uma contrapartida social do projeto que estava previsto. Se eu tiver o privilégio de ser governador do Ceará, tenha certeza que eu darei prioridade a esses assuntos”.

Obras

A construção do Acquário Ceará começou em 2012 com a promessa de atrair cerca de 1 milhão de visitantes anualmente. A previsão de conclusão era 2014. No início da gestão de Camilo Santana, a obra já havia custado aos cofres estaduais cerca de R$ 130 milhões. Apesar da parte de concreto estar mais adiantada, apenas 25% do equipamento previsto e acabamento haviam sido entregues até 2021. O Acquário deve ocupar uma área aproximada de 21,5 mil m² e seria capaz de abrigar 35 mil animais marinhos.

[ Mais notícias ]

Meu amor pelos gatos dos outros

Quando criança, nunca pude ter um pet. Minha mãe era avessa a bichos de estimação. Sempre amou apenas as plantas e dizia que eu evitasse