Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Entra em cena a articulação para escolha de candidatos ao Senado

O PT terá Camilo Santana. O União Brasil tem três pretendentes de três partidos aliados. RC, por sua vez, já definiu o perfil

Compartilhar:

Passado o processo de construção das candidaturas ao governo, entra em cena a articulação para escolha de candidatos ao Senado. O processo e o seu formato de escolha são iguais aos do candidato ao governo. Tem uma vaga em jogo. O PT terá Camilo Santana. O União Brasil tem três pretendentes de três partidos aliados: Pastor Paixão (PTB), Bardawil (PL) e Inspetor Alberto (UB).

Roberto Cláudio (PDT) definiu o perfil do candidato a ser escolhido. O PDT procura um novo Jereissati. O nome, não revelam. O Ceará, atualmente, tem três senadores da República com perfis diferentes. Cid Gomes (PDT), um centro-esquerda voltado a políticas de massa e educação; Tasso Jereissati, ligado ao empreendedorismo; e Eduardo Girão, um homem conservador, com perfil de teses contrárias ao aborto, defesa de projetos sociais e relações com o esporte.

Cid e Tasso são próximos. Girão, ligado a Bolsonaro, está distante dos outros senadores cearenses. À luz dos fatos, Camilo seria, hoje, o eleito, mas ele está abrindo mão do apoio do PDT, partido que o fez nascer na vida pública e o consagrou como deputado e governador. “Minha gratidão ao Cid”, disse Camilo, na convenção do PT. Foi uma despedida, mesmo declarando que “ninguém acabará com a amizade entre os dois”. Camilo disse que será uma campanha difícil.

Ele sabe que o PDT tem inteligência para trabalhar uma campanha. A disputa
para o Senado será, talvez, tão emocionante quanto a de governador, dependendo dos nomes na disputa e se os partidos lançarem mão do dinheiro e de suas respectivas máquinas para garantir a qualidade da campanha.

Até sábado, 6, saberemos quem pretende ocupar a vaga do brilhante Tasso Jereissati no Senado Federal.

Raimundo do queijo faz cirurgia de urgência

O famoso point da cidade conhecido como Raimundo do Queijo não abre as portas aos domingos, pela segunda semana seguida. O velho Raimundo estava cansado, com dores no abdômen. Ontem, 1°, descobriram grande problema causado por inflamação da vesícula. Raimundo do Queijo foi operado e se recupera na UTI. O seu estabelecimento funciona no Largo Leonel Brizola, na Travessa Crato, ao lado do Mercado Central. Ele deverá voltar a abrir aos domingos, após recuperação.

Luiz Gastão votado pelos movimentos sociais

O pré-candidato a deputado federal, Luiz Gastão, presidente licenciado da Fecomércio Ceará, criou no Estado o Mesa Brasil, maior programa da iniciativa privada de distribuição de alimentos para famílias vulneráveis. A ação se expandiu pelo país.

Pesquisa

O Datafolha e o Ipesp vão pesquisar a intenção de voto no Ceará. São dois institutos de credibilidade. O Quest, também, ganhou fama. Os demais institutos não recebem atenção do jornalismo de qualidade.

[ Mais notícias ]

Sarto está certo em ficar longe do 2º turno

A tática do prefeito de ficar longe da disputa lhe garante a governabilidade. Se entrar no debate poderá abrir espaço para as campanhas questionarem na justiça seus atos administrativos.