Após confusão generalizada neste domingo, 16, após invasão de torcedores do Ceará ao gramado da Arena Castelão em partida válida pelo Brasileirão Série A, a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) convocou uma reunião para esta segunda-feira, 17, com representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Federação Cearense de Futebol (FCF). O objetivo é indentificar e punir os autores dos atos de vandalismo ocorridos durante partida.
Em nota divulgada à imprensa na noite deste domingo, Sejuv lamentou e repudiou os atos de violência registrados na partida entre Ceará e Cuiabá. Já a Secretaria da Segurança Pública informou que as Forças de Segurança autaram para conter a invasão. Ao todo, 5 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e um procedimento em flagrante foram registrados com pessoas envolvidas no tumulto. As conduções foram realizadas pela Polícia Militar.
Por conta da confusão, a partida foi encerrada antes dos 90 minutos por “insegurança”. O confronto entre Ceará e Cuiabá, times que estão em situação delicada no campeonato, terminou empatado em 1 a 1.
Ceará
Em nota publicada nas redes sociais, a diretoria do Ceará Sporting Club lamentou e repudiou os atos de violência. De acordo com o clube, foi dado “todo o suporte ambulatorial aos torcedores, não contabilizando casos graves de feridos, bem como, junto aos órgãos de Segurança Pública, está adotando providências para identificar e punir os envolvidos causadores dos atos reprováveis“. A nota finaliza pedindo “sinceras desculpas” aos torcedores. “Sempre lutaremos pela paz, dentro e fora dos estádios”.
Confira a nota, na íntegra:
“O Ceará Sporting Club lamenta e repudia veementemente os fatos ocorridos na partida entre Ceará contra o Cuiabá, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em razão de uma confusão em um dos setores da Arena Castelão houve a necessidade de evacuação de uma parte da torcida por motivos de segurança e decisão técnica da Polícia Militar.
O clube informa, ainda, que deu todo o suporte ambulatorial aos torcedores, não contabilizando casos graves de feridos, bem como, junto aos órgãos de Segurança Pública, está adotando providências para identificar e punir os envolvidos causadores dos atos reprováveis.
Aos nossos torcedores, nossa solidariedade e um pedido de sinceras desculpas. Reforçamos nosso compromisso em manter nossas praças esportivas como ambientes seguros às famílias, entendendo que o futebol é movido à paixão, mas é um mecanismo essencial de inclusão, confraternização e entretenimento. Sempre lutaremos pela paz, dentro e fora dos estádios.”