Menu

Entidades firmam acordo para impulsionar produção de hidrogênio verde no Ceará

Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Fortescue firmaram, nesta terça-feira (7), um acordo que visa impulsionar a produção de hidrogênio verde no Estado. A parceria tem por objetivo estabelecer um grupo de trabalho para desenvolver iniciativas de apoio a empregos, setores e economia sustentável em todo o Estado, o que inclui a capacitação de mão de obra para a cadeia de hidrogênio verde e a responsabilidade social.

“É um momento especial, pois estamos discutindo, há mais de três anos, esse projeto do hidrogênio verde, junto ao Governo do Estado e a academia. Hoje, este termo que assinamos com a Fortescue, é para identificarmos o que é necessário, em termos de mão de obra, para qualificarmos as pessoas. A transformação energética, com o hidrogênio verde, é muito grande, não apenas no Pecém, mas no interior do estado”, disse o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Em suma, o trabalho conjunto vai identificar as funções e resultados de aprendizagem associados à construção e operação de fábricas ligada ao hidrogênio verde, para subsidiar o desenvolvimento de programas de formação. Além da inclusão do apoio à participação empresarial local, das comunidades indígenas, mulheres e pessoas com deficiência, em oportunidades de emprego.

“Conseguiremos avançar mais rápido no processo de educação verde para identificar habilidades específicas para a indústria de hidrogênio verde e construir conteúdos pedagógicos e grades curriculares específicas para isso. E, também, como podemos incluir comunidades e populações em situação de marginalidade ou de vulnerabilidade dentro desse processo de transição energética”, destaca o Gerente de Comunidade e Performance Social na América Latina da Fortescue, Hugo Diogo.