A Engenharia cearense perdeu, na tarde desta quinta-feira, 20, o engenheiro Cássio Borges, cuja carreira profissional foi marcada pela atuação nos quadros técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Nascido em Sobral, na região Norte, foi agraciado com diversas homenagens em reconhecimento à sua dedicação ao Dnocs. Em novembro de 2013, a Câmara Municipal de Vereadores de Fortaleza (CMFOR) concedeu-lhe o título de Cidadão de Fortaleza em reconhecimento aos seus serviços.
Atualmente, Cássio Borges fazia parte do conselho diretivo da VSM Comunicação, empresa pioneira no segmento de comunicação corporativa no Estado do Ceará, comandada por seu filho, o jornalista Marcos André Borges. Em publicação nas redes sociais, a VSM saudou o legado de Cássio. “A VSM, enlutada, agradece ao grande mestre Cássio Borges, por fomentar, dentre tantas coisas, a relevância da comunicação como um agente transformador na sociedade e, consequentemente, incentivar a fundação da mais antiga agência de comunicação do Estado. A você, Dr. Cássio, fica o nosso eterno agradecimento. Seu legado perdurará para sempre”.
LEGADO
Em sua vasta atuação no Dnocs, chegou a ocupar o cargo de Diretor Regional e supervisionando importantes projetos em toda a região Nordeste. Mesmo após sua aposentadoria, manteve-se engajado na defesa de temas relacionados ao órgão e à hidrologia, sempre comprometido com o desenvolvimento regional. Filiado a Associação Cearense de Imprensa (ACI), é autor da obra “A Face Oculta da Barragem do Castanhão – Em Defesa da Engenharia Nacional”, de 1998. Foi autor de inúmeros artigos e imprimiu sua marca na engenharia cearense, com importantes contribuições para o desenvolvimento regional.