Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

Energia limpa: Ceará chega ao 20º memorando para produção de Hidrogênio Verde

Também foi assinado um protocolo de intenções com a Órigo Energia para a produção de energia solar no Estado

Compartilhar:

O Ceará assinou mais um memorando de entendimento para produção de Hidrogênio Verde, considerado a energia do futuro. Pelas redes sociais, a governadora Izolda Cela (sem partido) anunciou, nesta quinta-feira, 4, o 20º memorando, além de um protocolo de intenções com a Órigo Energia para a produção de energia solar no Estado. “As empresas chegam para fortalecer o protagonismo do Ceará na produção de energias renováveis”, disse Izolda.

“Seguimos trabalhando para desenvolver o Ceará e gerar mais emprego e renda à nossa população. Assinei há pouco, com a multinacional francesa HDF Energy, o 20° memorando voltado para a produção de Hidrogênio Verde em nosso estado. Além disso, também assinamos protocolo de intenções com a Órigo Energia para a produção de energia solar no estado. As empresas chegam para fortalecer o protagonismo do Ceará na produção de energias renováveis.

Hub

Durante a abertura do I Fiec Summit – Hidrogênio Verde, na quarta-feira, 3, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a governadora Izolda Cela destacou o potencial de investimento do Ceará na área. “Esse evento está em consonância com a luta pela preservação do planeta e da vida. Essas questões nos mostram que, se ações fortes não forem tomadas, estaremos cada vez mais sujeitos a problemas, desequilíbrios e distúrbios de grande impacto”, disse.

“Mudar esse cenário é um compromisso moral nosso em relação às próximas gerações. Além disso, temos a perspectiva de aquecimento econômico e geração de emprego e renda ao investir em inovação”.

Em julho último, o Estado também assinou o primeiro pré-contrato com a multinacional australiana Fortescue Metals Group para concretizar o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza. Na oportunidade, outros 17 memorandos de entendimento já haviam sido assinados com o Governo do Estado, que ainda não tem previsão de quando cada empresa iniciará a produção de energia limpa.

As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedet) em nota enviada ao OPINIÃO CE, na ocasião. A parceria entre Estado e Fortescue, líder global na indústria de minério de ferro, vai promover a cooperação mútua para viabilizar a implantação da primeira usina de H2V no Pecém, além de fomentar a cadeia produtiva da energia no estado.

[ Mais notícias ]