Cerca de 240 mil cearenses participam, neste domingo, 5, das provas de redação, ciências humanas e linguagens e códigos no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é a principal forma de ingresso no ensino superior público, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, o exame permite a obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo a psicóloga Bruna Rodrigues, a ansiedade é normal diante de uma prova como essa, mas os estudantes precisam tentar se manter tranquilos para ter um bom rendimento. “Caso a ansiedade esteja muito elevada, ela pode atrapalhar o desempenho do candidato. Por isso, é importante ter uma boa noite de sono no dia anterior, assim como evitar alimentos ricos em cafeína ou alimentos muito gordurosos. Se na hora da prova você perceber um aumento da ansiedade, faça uma pausa curta, respire profundamente e retome o foco”, destaca.
Para evitar contratempos, o Inep recomenda que os candidatos cheguem com antecedência aos locais de prova, que devem ser consultados na Página do Participante, em seu portal. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Após o fechamento dos portões, nenhum candidato poderá acessar o local de prova, portanto, o participante não poderá realizar as provas do primeiro dia de exame. Além disso, os candidatos devem apresentar documento de identificação oficial com foto, em caso de furto, roubo e perda, é necessário apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial.
Neste ano, o Inep passa a autorizar a apresentação de documentos digitais, como e-Título, a CNH Digital e o RG Digital, desde que apresentados no aplicativo oficial, capturas de telas não serão aceitas. Para a realização da prova e preenchimento do gabarito, os candidatos deverão portar caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e poderão adentrar as salas de aplicação com água e alimentos, ambos em embalagens transparentes.
GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO
Nos dias de prova, participantes do Enem terão gratuidade no transporte público. Na manhã desta sexta-feira, 3, por meio de suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou que o Metrô de Fortaleza, Sobral e Cariri funcionarão de forma gratuita, das 10h30 às 14h e das 15h às 19h30.
“A medida, que também vale para o VLT, visa facilitar o deslocamento dos nossos estudantes que realizarão a prova. Neste ano são mais de 240 mil cearenses inscritos no exame. Um excelente Enem a todas e a todos”, disse o governador em suas redes sociais.
Na capital, os estudantes terão direito a gratuidade nos ônibus, das 8h às 20h. O benefício só será validado para passageiros que possuírem carteira de estudante. Para receber o benefício, o usuário precisa passar o documento no validador dentro do transporte público e a gratuidade será computada automaticamente.
FROTA DE ÔNIBUS
Em Fortaleza, a Prefeitura irá ampliar a frota de transporte público. Além da frota regular de 488 veículos, distribuídos em 227 linhas de ônibus, haverá uma ampliação de 45 veículos extras que ficarão à disposição dos candidatos nos Terminais de Integração de Fortaleza, das 10h às 20h.
- Terminal Papicu – seis veículos;
- Terminal Parangaba – dez veículos;
- Terminal Antônio Bezerra – sete veículos;
- Terminal Siqueira – sete veículos;
- Terminal Messejana – sete veículos;
- Terminal Conjunto Ceará – quatro veículos;
- Terminal Lagoa – quatro veículos.
KITS
Para viabilizar a logística de deslocamento dos alunos da rede pública estadual que irão prestar o Enem, o Governo do Estado e a Secretaria da Educação (Seduc) montaram uma força-tarefa com distribuição de kits contendo alimentos, canetas e água, em ambos os dias de prova. Ao todo, mais de 90 mil da rede estadual que integram o 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA – nível 2) estão inscritos no exame. Na capital, a ação será realizada em cinco bases de apoio, localizadas no Terminal do Siqueira e nas Universidades Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), Estadual do Ceará (Uece – Campus do Itaperi), de Fortaleza (Unifor) e Ateneu (Messejana).
No interior, a Seduc firmou uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação para a condução dos estudantes nos dias de prova. A Seduc, ainda, forneceu crédito na carteirinha estudantil de 14.923 estudantes de Fortaleza. Para os estudantes que não possuem o documento, foi distribuído o “Passaporte Enem” nas escolas, permitindo que o estudante dirija-se ao seu local de prova.
APLICAÇÃO EXTRA
Cerca de 50 mil candidatos, irão realizar o Enem nos dias 12 e 13 de dezembro, por conta de erros da Cebraspe, empresa contratada para realizar a prova, o anúncio foi feito por Camilo Santana, ministro da educação, na última terça-feira (31). Os erros foram identificados pelo MEC e os candidatos que tenham sido prejudicados com local de prova a mais de 30 quilômetros (km) do domicílio informado no ato de inscrição, terão direito a reaplicação.
“O Inep identificou que a empresa cometeu erros. A empresa já se comprometeu e nós vamos garantir que nenhum aluno que se sentir prejudicado pelo fato de estar incluído no local acima de 30 km, ele vai ter a opção de querer fazer a prova ou não nos dias 12 e 13 de dezembro. Vamos garantir que todos esses jovens possam ter a segunda oportunidade. Portanto, vamos resolver e garantir que todos não tenham esse problema”, afirmou Camilo Santana.