A partir desta quinta-feira, 9, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser consultadas pelos participantes. Os resultados estão disponíveis na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A divulgação ocorreria somente na próxima segunda-feira, 13, mas o MRC decidiu antecipar o resultado. Para ver a nota, o candidato deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante. É preciso fazer login e digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema.
Tanto instituições de ensino públicas como instituições de ensino privadas utilizam a nota do Enem para selecionar os alunos. Sobre isso, o MEC, por meio de suas redes sociais, informou que a partir de hoje os candidatos podem se preparar melhor para o resultado. “A partir desta terça-feira, 9, os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)”, diz a mensagem veiculada nas redes sociais do Ministério.
As inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro, com o resultado final sendo divulgado em 28 de fevereiro. Além do Sisu, para ingresso em universidades públicos, a nota do Enem pode ser usada para participação em outros programas, como Fies, Prouni e também para algumas faculdades particulares.
Prazos
Em dezembro, o Ministério da Educação já havia antecipado os calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com a antecipação, os processos seletivos ganham maior alinhamento com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas.
As inscrições para o Prouni serão abertas ainda em fevereiro, no dia 28, e terminarão em 3 de março. Também em março, ocorrerá o Fies, as inscrições terão início no dia 7 e terminarão no dia 10.
Os estudantes que prestaram o Enem já podem se planejar para concorrer a milhares de vagas para ingresso no ensino superior, ofertadas pelo MEC. Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022 e para o Prouni serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever.
As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único.