A cúpula nacional da Enel no Brasil está no Ceará. O novo presidente da empresa, Antonio Scala, lidera o grupo. O dirigente da Enel no Ceará, José Nunes, e a direção-geral mostraram as metas que estão sendo atingidas.
Serão cerca de R$ 4,8 bilhões em investimentos até 2026 em todo o estado. Cerca de 1.800 eletricistas entrarão para os quadro da empresa, 500 já estão trabalhando e 30% são mulheres.
A vice-governadora, Jade Romero, testemunhou pessoalmente essa novidade que quebra o tabu de que somente homens poderiam exercer essa profissão de risco. “Nós podemos exercer todas as funções com competência e essa guerra de gêneros não nos importa, o mercado de trabalho é o mesmo para homens e mulheres”, disse Jade parabenizando mulheres que estão subindo nos postes para fechar transformadores, conectar fios e fazer ligações de energia. “Diziam que uma mulher não subia no poste, subimos e não desceremos jamais”, disse Jade comemorando o fim dessa discussão de gênero.
Colômbia e Fortaleza podem fechar parceria
O vice-prefeito, Élcio Batista, e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, estão vendo de perto o policiamento nas cidades da Colômbia conhecidas pela fama criada a partir do tráfico de drogas e assassinatos para queima de arquivos. “Estamos trabalhando para ver uma parceria entre as cidades colombianas e a prefeitura de Fortaleza”, declarou Gardel Rolim. O roteiro de Élcio e Gardel Rolim se encerra neste sábado (13). Eles viajaram para não assumir a prefeitura.
Evandro Leitão terá primeiro grande ato de pré-candidatura a prefeito de Fortaleza
“O PT e os partidos aliados estão unidos em torno da pré-candidatura do Evandro Leitão a prefeito de Fortaleza”, disse Conin, presidente do partido no Ceará. Em evento marcado para o início da noite desta sexta-feira (12), no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, estão sendo aguardadas lideranças comunitárias, representação dos prefeitos, dos vereadores e nomes nacionais como Gleisi Hoffmann, ministro Camilo Santana, José Guimarães e o governador Elmano de Freitas.
O silêncio da Aprece
Os prefeitos do Ceará criticam o silêncio da direção da Aprece sobre as investidas do Ministério Público contra prefeituras. Associados solicitam uma simples nota de apoio e pedido de explicações. A Aprece sequer fornece apoio jurídico. Os deputados também silenciam. Independente, a Aprece tem como motivo de existência a defesa dos municípios, que inclui seus prefeitos. O presidente, Júnior Castro, é advogado, tem informações sobre os casos e está vendo o poder judiciário em Brasília mandando prefeitos retornarem aos cargos. Lamentável também os prefeitos não reclamarem em público da entidade que os representam.
Convivência prestes a explodir
O PDT, o PL e o União Brasil no Ceará estão vivendo às turras nos bastidores, já para o público figuram como bons aliados. O que une os três partidos é ser oposição ao governo Elmano. Do ponto de vista da pré-campanha, estão se matando. No pacto de convivência, ninguém fala de pré-candidatos de oposição. Não se sabe ainda até quando. O pastor Alcides Fernandes já sinalizou que vai explodir a qualquer momento pedindo a saída de Girão e de Wagner da disputa. “O André Fernandes é o melhor nome”, diz o pai do pré-candidato do PL a prefeito de Fortaleza.