Voltar ao topo

9 de dezembro de 2024

Enel Ceará sorteia 50 geladeiras para mães voluntárias de cozinhas comunitárias

Segundo a Enel, a troca de uma geladeira proporciona uma economia média na energia de R$ 60 reais mensais para um cliente de uma residencia comum.
Divulgação

Compartilhar:

A Enel, distribuidora de energia no Ceará, realizou, nesta sexta-feira (24), o sorteio e a entrega simbólica de 50 geladeiras novas, por meio do Energia que Alimenta, da Enel Compartilha Eficiência. Os eletrodomésticos foram destinados a mães voluntárias de cozinhas comunitárias vinculadas ao programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado. As primeiras mulheres contempladas são dos bairros Messejana e Jacarecanga, que devem realizar a troca dos aparelhos antigos pelos novos nas próximas semanas. 

“Seguimos com o nosso compromisso firmado no pacto por um Ceará Sem Fome, o qual está alinhado à estratégia de sustentabilidade da Enel. A partir de ações como essa, temos a possibilidade de potencializar nossa atuação junto a clientes vulneráveis, trabalhando no combate à pobreza energética, levando economia para essas pessoas, e promovendo o desenvolvimento socioeconômico do estado”, afirma a responsável de Sustentabilidade da Enel Ceará, Cilana Braga.

Na ocasião, as mulheres tiveram acesso a palestras sobre reaproveitamento de alimentos com a gastrônoma e confeiteira, Neurilene Barros. O presidente do Instituto de Defesa da Cidadania Social, Ednardo Bezerra, instituição que coordena 58 cozinhas comunitárias, avalia a iniciativa como algo que fará a diferença na realidade das mulheres contempladas. “Não somente para elas, como para todo o núcleo familiar, uma vez que essa troca vai gerar economia e um impacto positivo no orçamento de todos. É muito gratificante ver esse reconhecimento à doação delas”, disse o presidente do Instituto.

ECONOMIA DE ENERGIA

Conforme a Enel, uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. Enquanto um aparelho tem um consumo médio de 90 kWh/mês, uma geladeira nova consome cerca de 24kWh/mês. A troca de aparelho proporciona uma economia média de R$ 60 mensais para um cliente de uma residencia comum. Os eletrodomésticos ofertados pelo programa possuem selo Procel, que garante uma maior eficiência no consumo de energia. Em 2023, a Enel, em parceria com o Ceará Sem Fome, realizou a troca de 1000 geladeiras abastecidas com cestas básicas para os beneficiários do programa. 

“Ações como essa fazem parte da nossa missão de estarmos cada vez mais próximos do cearense, dando visibilidade a projetos tão grandiosos como esse. Nobreza é a palavra que melhor define o trabalho diário que as cozinhas comunitárias desempenham e que tem um grande impacto para a sociedade. Agora essas mulheres poderão contar com um refrigerador novo e mais eficiente, com selo Procel A, permitindo que economizem mensalmente”, destacou o diretor-presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida.

[ Mais notícias ]

Os comentaristas

Atualmente, minha atenção está voltada para os jovens comentaristas que se dedicam a propagar o novo vocabulário do futebol