Em balanço enviado ao OPINIÃO CE, a Enel Ceará divulgou nota em que informa que mais de 50 km de cabos de energia foram furtados em todo o Estado somente neste ano. Ainda conforme a companhia responsável pela distribuição de energia, um furto de cerca de 1,5 km de cabos de média tensão em Fortim, na madrugada da última sexta-feira (12), foi responsável por afetar o fornecimento de energia elétrica para o Município. Aracati também teria sido afetado na última semana, com roubo de 8 km de cabos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ao OPINIÃO CE, ações distintas da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), ocorridas nos últimos dias 13 de abril e 22 de março, resultaram nas prisões de cinco suspeitos em apreensões de materiais como postes, medidores elétricos, equipamentos e mais de 950 kg de fios de cobre nas cidades de Fortaleza e Aracati. A pasta não confirmou se a apreensão diz respeito aos casos divulgados pela Enel.
De acordo com a SSPDS, o mês de março de 2024 apresentou uma redução de 50% nas ocorrências de furto de fios em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme a pasta, nove casos foram registrados no mês. “Já no mesmo mês de 2023, 18 ocorrências haviam sido registradas”.
“Além disso, o primeiro trimestre de Fortaleza também apresentou uma redução de 33,33%. Nos três primeiros meses de 2024, 32 casos foram contabilizados, contra 48 ocorrências no mesmo período no ano passado”, completou a Secretaria.
Como destacou a companhia elétrica, em 2023, mais de 237 km de cabos de energia foram furtados da rede elétrica da Enel no Ceará. “Além dos riscos para quem comete esse tipo de crime, o furto de cabos da rede elétrica prejudica toda a população, porque afeta diretamente o fornecimento de energia”, pontuou a empresa. Conforme a SSPDS, apenas 2.150 metros de fios ou cabos foram recuperados durante 2023. A quantia equivale a menos de 1% do total furtado, conforme os dados da Enel.
Ainda conforme a Enel, foram registradas 20 prisões pelo tipo de crime no Ceará em 2024. A SSPDS não confirmou ou rechaçou o dado divulgado pela empresa de energia elétrica, mas destacou que em 2023, apenas na capital Fortaleza, 26 capturas relacionadas ao furto de cabos foram realizadas.
CIDADES MAIS AFETADAS
As cinco cidades mais afetadas com os furtos de cabo, de acordo com a Enel, foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, todas localizadas no litoral cearense. “Os casos se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando a empresa passou a registrar um aumento exponencial deste tipo de crime”, divulgou.
“A Enel tem apoiado os órgãos de segurança do Ceará no combate às ações de furto de cabos. Um reflexo dessa ação conjunta foi o aumento de cerca de 150% no número de prisões no Ceará entre 2022 e 2023”, completou a Enel.
A informação foi reiterada pela SSPDS. De acordo com a pasta, a redução no índice de furtos já vem desde a comparação 2022-2023. “O Estado registrou, em 2023, uma redução de 24,9% nas ocorrências de furtos de cabos, fios elétricos ou ópticos, quando comparado com o ano de 2022. Ao todo, foram 367 registros entre janeiro e dezembro de 2023, contra 489 casos no mesmo período, em 2022”. Em Fortaleza, a diminuição foi de 15%, de 191 registros em 2022 para 162 em 2023.
Ainda conforme a pasta da Segurança Pública, o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações “atentam contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública”. Como acrescentou, “outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros”.