Menu

ENEL 2025 movimenta economia cearense com foco na cadeia do leite e derivados

A XIX edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), promovido pelo Sebrae/CE em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e a Prefeitura de Quixadá, promete além de debater inovações do setor leiteiro, também injetar milhões na economia local e regional. O evento, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de setembro, já impacta diretamente os setores de turismo, comércio, gastronomia e agroindústria cearense, gerando expectativas para o desenvolvimento econômico do interior do estado.

Com expectativa de público de 8 mil pessoas, o Enel 2025 já movimenta a rede hoteleira de Quixadá, que está próxima da ocupação total. Caravanas vindas de 55 municípios cearenses já estão confirmadas. Diante da alta demanda, cidades vizinhas, como Quixeramobim, já começam a receber visitantes, ampliando os efeitos econômicos do evento para além de Quixadá.

A estrutura do evento terá destaque para os 20 expositores comerciais do setor leiteiro e agroindustrial, com venda de produtos como mel, cachaça, licores e chocolates. Um dos pontos altos da programação será a “usina de queijo móvel“, um container adaptado que ensina como pequenos produtores podem transformar leite em derivados de qualidade em espaços reduzidos.

De acordo com o articulador do Sebrae no Sertão Central, Cleverson Carlos Vasconcelos, o ENEL é um marco para a região e para o estado. “É a primeira vez que o ENEL acontece no interior do Ceará e essa ação tem nos ajudado a reforçar ao setor a nossa força na cadeia produtiva. Os produtores terão acesso às novas tecnologias, capacitação, mercado e conexões estratégicas. O evento vem para consolidar ainda mais o município de Quixadá e o Sertão Central como referência na pecuária leiteira do Nordeste”, afirma.

Estão previstas também rodadas de negócios, oficinas técnicas, além da presença de startups que apresentarão soluções tecnológicas para o setor agropecuário. A estimativa é de que mais de mil produtores sejam capacitados por dia nas arenas de conhecimento técnico.

A movimentação turística gerada pelo evento fortalece o setor de serviços em Quixadá e nos arredores. Para valorizar a cultura local, o evento contará com a Orquestra Sinfônica de Quixadá, programação noturna com apresentações artísticas e ações integradas com equipamentos culturais.

Além de tudo, o Enel 2025 pretende ser um evento carbono neutro, com planejamento para compensação de todas as emissões geradas. A estrutura segue padrões de sustentabilidade e está integrada às metas verdes do Sebrae Ceará. A feira reforça, assim, o compromisso com uma produção consciente e alinhada às boas práticas ambientais. Para participar do evento gratuito, acesse o site oficial do evento.