Na campanha eleitoral, é comum candidaturas procurarem apoios de lideranças políticas, de dirigentes de entidades e gente que atua em movimentos sociais. Assim, foi feito no Ceará e de forma extremamente ruidosa. O PT partiu para cima dos prefeitos e deputados do PDT. Os dois partidos terminaram essa fase de disputa por apoios ainda mais rivalizados.
É perceptível o profundo “mergulho” de lideranças políticas, para evitar a entrada no caldeirão que se tornou a campanha eleitoral. “Estou cuidando da minha campanha”, declarou Evandro Leitão, presidente da Assembleia, ligado ao ex-governador Camilo Santana. “Estou na estrada para me eleger”, disse Queiroz Filho, votado por petistas e braço direito de Roberto Cláudio.
Estamos a 31 dias da votação. O 2 de abril já saiu do retrovisor da classe política. O novo momento é de conquistar o voto do eleitor indeciso. Cerca de 30% não sabe, ainda, em quem pretende votar.
Com os principais personagens imobilizados, por conta da indefinição do eleitor, a busca pelo voto ocorre no silencioso mundo da campanha às “escondidas”. Ou seja, o vereador e o deputado se tornaram fantasmas perante as lideranças. O candidato Capitão Wagner costuma afirmar que, nessa eleição, “de cada 10 prefeitos, um tem influência”. Se estiver certo, Wagner diz que “essa será a eleição da libertação”. A verdade é que os prefeitos têm boa parte dos votos, porque conseguem mobilizar seu grande número de cabos eleitorais.
O Fusca do Sarto ronda a periferia
O prefeito Sarto está nas ruas. Foi visto em comício no Antônio Bezerra, ao lado de vereadores, e chegou no seu Fusca amarelo, emprestado por um amigo. Na mesma noite, esteve no conjunto Ceará.
Consignado do pobre
Nesta quinta-feira, 02/09, começa a liberação dos empréstimos consignados para os beneficiados pelo Auxílio Brasil. O empréstimo pode ser de até 10 vezes o valor do benefício. Jogada inteligente do presidente Bolsonaro.
Cid começa a aparecer
O senador Cid Gomes está fazendo propaganda para o irmão nas redes sociais. “O Ciro está crescendo, com o andamento da campanha”, declarou. Em outro momento, após aprovação do piso salarial dos fisioterapeutas, afirmou que “Ciro presidente sanciona a lei”. Cid, também, pediu para a população acompanhar o canal CiroTv.com.BR. Sorridente, o senador parece retornar ao mundo que lhe convém: a política.
Fux terá segurança reforçada
A Polícia Federal foi escalada para fazer a segurança do presidente do STF no Ceará. Fux andará em carro blindado, com proteção e batedores. Também terá cobertura da Polícia Militar. Em deslocamentos longos, usará helicóptero.