Voltar ao topo

18 de abril de 2025

Empresa Bielorrussa faz projeto no interior do Ceará em busca de talentos do futebol

Projeto Tempo de Futebol visita mais de 70 cidades cearenses em busca de talentos do futebol
Atletas selecionados na primeira fase do programa Tempo de Futebol. Crédito: Divulgação

Compartilhar:

O projeto Tempo de Futebol, da Blockchain Sports, finalizou a primeira etapa de seleção de jovens talentos do futebol. Iniciado em novembro de 2023, o projeto percorreu mais de 70 municípios cearenses realizando eventos e peneiras totalmente gratuitas com olheiros profissionais em busca de jogadores promissores. Ao todo, foram observados mais de 7.500 adolescentes do interior cearense.

A empresa Blockchain Sports, fundadora do projeto, tem como foco principal trazer a tecnologia para o futebol. Os atletas selecionados serão acompanhados no centro de treinamento Blockchain Sports, em Acopiara. O passe dos garotos serão adquiridos pelo clube e suas avaliações pessoais são armazenadas no banco de dados da empresa, transformando essas informações em cartas NFTs (Tokens digitais de propriedade). As cartas são como uma representação do atleta, informando suas qualidades e pontos fortes, podendo interessar compradores e, a partir da compra, o dono tem direito a uma porcentagem do atleta.

Cada Blockchain Sports Athlete NFT, concede ao seu proprietário um grau de propriedade sobre o desenvolvimento da carreira profissional do atleta. Possuir o ativo sinaliza apoio ao atleta e a crença de que ele possui capacidade de se transformar em uma estrela do futebol mundial no futuro.

A empresa promete combater as fraudes, manipulações de resultado e problemas de comunicação na gerência dos clubes, criando um ambiente confiável e transparente para a indústria esportiva. Com a tecnologia blockchain, cada evento, resultado, transação e ação pode ser armazenado em um registro imutável, garantindo a integridade dos dados e proteção contra adulteração. A empresa conta com o apoio da Federação Cearense de Futebol, tendo o seu presidente, Mauro Carmélio, como um dos principais colaboradores, fornecendo 328 campos de futebol para a companhia buscar novos talentos do esporte.

“É algo inédito que está sendo feito no Ceará, praticamente todos os garotos cearenses que sonham em ser jogadores de futebol estão sendo observados e tendo a chance de mostrar o seu talento. É muito gratificante quando chegamos em uma nova cidade e vemos aquele brilho no olhar dos participantes. Até quem não é selecionado, nos agradece pela oportunidade, pois ninguém nunca antes tinha ido a cidades deles”, comenta Ilia Krasnopeev, representante do projeto Tempo de Futebol na Blockchain.

O PROGRAMA

Os eventos promovidos pelo projeto Tempo de Futebol nas cidades, além da oportunidade de profissionalização dos participantes, ainda contam com ações de entretenimento para as famílias das localidades, com música, competições paralelas e brindes para os vencedores. Durante oito meses, o Tempo de Futebol peneirou cerca de 650 jogadores para a fase seguinte, que acontecerá no segundo semestre de 2024.

Os eventos aconteceram tanto em palcos consagrados do futebol cearense, como o estádio Morenão, em Iguatu, ou o Junco, em Sobral, quanto em campos menores das cidades. Os critérios primários de avaliação são técnicos, físicos e táticos, de acordo com as avaliações de cada treinador e olheiro da Blockchain Sports. O diferencial do Tempo de Futebol é o uso da tecnologia de dados para analisar e avaliar a performance dos atletas. Ao final do projeto, os jogadores selecionados vão direto para o Centro de Treinamentos da Blockchain Sports, em Acopiara, e passam a integrar os elencos dos times do Acopiara Futebol Clube.

[ Mais notícias ]