Neste sábado, 12, menos de uma semana após o primeiro turno, a candidata derrotada Emília Pessoa (PSDB) anunciou seu apoio a Naumi Amorim (PSD) no segundo turno das eleições para a prefeitura de Caucaia, no Ceará. Amorim, ex-prefeito do município, enfrentará Waldemir Catanho (PT) na disputa pela prefeitura no próximo dia 27 de outubro.
O primeiro turno das eleições em Caucaia, o segundo maior colégio eleitoral do estado, foi marcado por uma disputa acirrada pelo segundo lugar. Catanho, que disputava voto a voto com Emília Pessoa, garantiu sua vaga no segundo turno com uma diferença de apenas 8 votos. Ele obteve 47.617 votos, enquanto a candidata do PSDB alcançou 47.609. Naumi Amorim, por sua vez, terminou o primeiro turno com uma margem expressiva, somando mais de 74 mil votos, cerca de 30 mil a mais que Catanho.
Após o resultado do primeiro turno, Waldemir Catanho sinalizou que buscaria apoio de Emília Pessoa e de partidos que estiveram com ela na primeira etapa da campanha. “É evidente que vamos conversar com a candidata Emília, com o União Brasil, com todos os que estiveram junto a ela, para que a gente possa repactuar o programa, repactuar propostas, para fazer Caucaia avançar cada vez mais”, declarou Catanho.
Por outro lado, Naumi Amorim, que já havia mencionado a possibilidade de dialogar com Pessoa e outros candidatos derrotados, reforçou sua intenção de buscar alianças estratégicas. Além de Emília, o ex-prefeito afirmou que também conversaria com Cel. Aginaldo (PL), que ficou em quarto lugar no pleito, com 12,24% dos votos. Aginaldo, conhecido por seu perfil bolsonarista, foi comandante da Força Nacional durante o governo de Jair Bolsonaro e é marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ele já declarou apoio a Naumi.
Caucaia é o único município do Ceará, além da capital Fortaleza, que terá segundo turno nas eleições de 2024. O resultado final depende de uma reconfiguração de forças políticas, especialmente com o apoio de Emília Pessoa, que recebeu quase 50 mil votos no primeiro turno.