Fluminense e Fortaleza entram em campo na noite desta quarta-feira, a partir das 20h, no estádio Maracanã, em duelo de volta das Quartas de Final da Copa do Brasil. Na ida, o Tricolor Carioca levou a melhor sobre o Leão do Pici ao vencer por 1 a 0. Os cearenses precisam de qualquer vitória mínima para levar o jogo para a disputa de pênaltis, uma vitória por dois ou mais gols de diferença, classifica direto os comandados de Vojvoda. Qualquer outro resultado, classifica o time de Fernando Diniz para a próxima fase.
O Fortaleza vem embalado após emplacar três vitórias seguidas, justamente após a derrota do jogo de ida da Copa do Brasil. As três partidas foram pelo Brasileirão, onde o Leão venceu Cuiabá, Internacional e Ceará, respectivamente, estando 100% no returno, juntamente com Palmeiras, Flamengo e América/MG.
Já o Fluminense foi derrotado na última rodada do Campeonato Brasileiro, por 3 a 0 para o Internacional, quebrando uma sequência de 13 partidas sem derrotas. Porém, em casa, a equipe carioca soma seis vitórias consecutivas, tendo sido derrotada pela última vez há mais de dois meses atrás, quando perdeu por 2 a 0 para o Atlético/GO, placar que, se repetido, classifica o Fortaleza.
O Maracanã é um lugar que traz boas lembranças para a equipe do Fortaleza. Foi no mítico estádio que o Leão conseguiu a primeira vitória no Brasileirão deste ano, quando ainda ocupava a lanterna da competição e venceu o Flamengo, pelo placar de 2 a 1. Também no mesmo palco do jogo desta quarta-feira, quando se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o Tricolor de Aço venceu o próprio Fluminense por 2 a 0.
O time que passar de fase, além da classificação para as Semifinais, e se colocar entre as quatro melhores equipes do torneio, também embolsará o valor de R$ 8 milhões. Como as oito equipes que ainda estão na disputa pelo título da Copa do Brasil entraram apenas nas Terceira Fase, já somaram R$ 8,8 milhões até o momento.
O Leão quer repetir, e até superar, a campanha do ano passado, onde chegou até as Semifinais, sendo eliminado pelo Atlético/MG, que viria a ser o campeão da edição. Foi a melhor campanha da história do Tricolor de Aço na competição.