Antes de viajar para a Europa, o governador Elmano de Freitas (PT) esteve no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), um dos pontos designados para a recepção de donativos e no terminal de cargas do Aeroporto de Fortaleza. Esses locais são de onde partem as doações dos cearenses como parte da campanha Força Solidária Rio Grande do Sul, uma iniciativa liderada pelo Governo do Ceará.
Durante a visita, Elmano expressou gratidão às empresas aéreas, executivos e funcionários envolvidos no importante trabalho solidário. O governador ressaltou, inclusive, a importância dessa cooperação para fortalecer a unidade nacional e manifestou o apoio do Ceará e do Nordeste ao Rio Grande do Sul.
“Quero agradecer às empresas aéreas, aos executivos e a todos os seus funcionários que estão fazendo esse trabalho importante de solidariedade. É assim que fazemos uma nação efetivamente soberana e unida. Nós do Ceará e do Nordeste estamos juntos para ajudar o Rio Grande do Sul”, disse.
Segundo a Defesa Civil, os locais de coleta estarão abertos à população todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h, durante a vigência da campanha. Além das doações coletadas, o Governo do Ceará está enviando 66 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água potável e equipes de resgate, incluindo helicóptero da Ciopaer/SSPDS e equipe dos Bombeiros, para auxiliar no socorro das vítimas, com partida nesta quinta-feira (9).
A visita contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Cláudio Barreto, do coordenador estadual de proteção e Defesa Civil do Ceará, Haroldo Gondim, e outras autoridades.