Em cerimônia iniciada por volta das 15 horas deste domingo, 1º, o Congresso Nacional empossou Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) como presidente e vice-presidente da República. Ambos chegaram juntos, ao lado de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, onde ocorreu a solenidade, e Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado e Congresso.
Em sua primeira fala oficial como presidente do Brasil, cargo que ocupa pela terceira vez, Lula falou de investidas do agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no período eleitoral, editando medidas no objetivo de impulsionar sua reeleição, referindo-se ao que chamou de maior uso da máquina pública em nome da eleição, agradeceu ao Judiciário, afirmando que o poder foi o responsável por promover a lisura do pleito, sobretudo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e citou Janja, sua esposa, e Lu Alckmin, esposa de Alckmin.
Lula também fez referência a outros nomes próximos. Lula apontou e cenário político dos últimos anos do país e voltou a citar a relevância das ações de justiça social no Orçamento público. A campanha eleitoral também foi tema do pronunciamento, quando declarou ver nas ruas sinais e desejos de esperança.