Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Em seu penúltimo dia de gestão, Camilo entrega novo MIS, na Capital

Compartilhar:

Funcionando no mesmo endereço em que está localizada casa histórica, Museu passou por reforma e restauro e ainda ganhou como anexo um prédio de cinco andares

Priscila Baima
priscila.baima@opiniaoce.com.br

Governador Camilo Santana e vice-governadora Izolda Cela (Tatiana Fortes/Governo do Estado)

O complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque foi inaugurado nesta quinta-feira, 31, no penúltimo dia de governo de Camilo Santana.

Funcionando no mesmo endereço em que está localizada a casa histórica, na avenida Barão de Studart, 410, o Museu passou por reforma e restauro e ainda ganhou como anexo um prédio de cinco andares, sendo dois subterrâneos.

Unindo as duas construções, uma ampla praça funcionará como área de convivência para atividades externas. Todos os equipamentos funcionam gratuitamente e aberto ao público. O investimento é de R$ 85 milhões.

O secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, afirmou que a gestão do governador revolucionou em ações para a pasta. “Aqui, nós fazemos coisas que a gente se arrepia e o MIS é exemplo disso. A gestão do governador Camilo Santana revolucionou a cultura do Ceará. Estamos inaugurando um equipamento de tecnologia de ponta para o Brasil. Além disso, aqui vai ser também uma escola de fomento à pesquisa. Viva a cultura, viva o Museu da Imagem e do Som.”

Camilo Santana falou sobre a parceria da então vice-governadora, Izolda Cela e da importância da cultura para as raízes cearenses. “Primeiramente, eu queria pedir uma salva de palmas para todos os artistas do estado do Ceará. Além disso, quero saldar também uma mulher que esteve ao meu lado nesses setes anos, Izolda Cela, que vai dar continuidade com sua competência e compromisso com o povo cearense.

E quero dizer que é através da cultura que é possível transformar a sociedade. É isso que nós precisamos, mostrar para o mundo nossas raízes, nossa cultura e nosso Ceará. Não tem um Museu da Imagem do Som no Brasil como esse. Aqui, é tudo gratuito, para a nossa população, para a periferia. Não precisa mais viajar para longe para ir a um museu”, disse o governador.

Izolda Cela, na inauguração, reforçou o poder da cultura como transformação social. “É uma emoção a entrega de equipamentos que eu considero preciosos. A força da cultura eleva as pessoas. O braço da cultura eleva o espírito, faz com que a gente possa ser melhor. Isso é o que nos move.”

NOVO MIS
No MIS, a população conta com espaços expositivos, biblioteca física e digital, sala multiuso, auditório, laboratórios de restauro e digitalização do acervo, reserva técnica, estúdios de fotografia, ilhas de edição e sala imersiva com projetos para instalações multimídias. Já na praça, o público poderá assistir a exibições de vídeo em um telão e também ver projeções de videomapping na fachada. O objetivo é criar ambientes que possibilitem as atividades de um espaço cultural, como ações de formação e apresentações musicais.

ÚLTIMO DIA
Nesta sexta-feira, 1º, último dia do governador Camilo à frente do Executivo estadual, é também um dia de entregas para a população cearense. O equipamento de maior investimento em segurança da história do Ceará terá sua primeira etapa entregue às 8 horas.

O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro José Bonifácio, abrigará as sedes administrativas de diferentes esferas de atuação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visando a maior eficiência administrativa, operacional e logística para a Segurança Pública do Estado. Em seguida, a partir das 11 horas, o Governo do Estado entregará o Novo Aeroporto Regional de Sobral.

[ Mais notícias ]