Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Em sabatina, Camilo defende Izolda, responde críticas de RC e rebate Ciro; confira

Camilo disse que Izolda teve seu direito retirado e defende que Elmano é o mais preparado para assumir o governo
Foto: Governo do Estado

Compartilhar:

Em sabatina realizada nesta quarta-feira, 17, o ex-governador e candidato ao Senado Federal, Camilo Santana, falou sobre a campanha eleitoral, iniciada nesta semana, o apoio a Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado e Lula (PT) à Presidência da República. Durante entrevista, concedida ao Jornal Jangadeiro, o petista voltou a defender a governadora Izolda Cela (sem partido), que não concorrerá à reeleição, além de responder falas de Ciro Gomes (PDT), Roberto Cláudio (PDT). Camilo também ressaltou sua boa relação com o senador Cid Gomes (PDT).

Camilo foi questionado sobre as acusações de integrantes do PDT do PT ter sido o responsável pelo rompimento com a governadora Izolda Cela e das alianças antes formadas. “Avalie em qualquer cenário, qualquer estado ou situação: uma mulher, governadora, do partido deles, ter o direito de ir para uma reeleição, quando todos os partidos da aliança a apoiariam, e você ter tirado esse direito. Infelizmente isso aconteceu, mas está superado, estamos começando uma nova campanha aqui no Ceará”, respondeu o petista.

Ainda sobre a questão da presença feminina nas eleições, Camilo também rebateu críticas feitas ao PT sobre a ausência de mulheres nas cabeças de chapa: “Acho que os candidatos, antes de fazerem a crítica, deveriam fazer uma autocrítica. Nenhuma candidatura ao governo tem mulheres na chapa, o único é o Elmano. É uma forma de reconhecer a importância das mulheres na política, eu tive a honra de escolher duas grandes mulheres, a atual deputada Augusta Brito e a outra é Janaína Farias, que foi secretária do meu governo, para representar as mulheres também na chapa do senado”.

Sobre Elmano

Presente na campanha de Elmano de Freitas, Camilo afirmou que o candidato é o mais preparado para assumir o governo e continuar o seu trabalho e de Izolda no Ceará. “O mais preparado, pela sua humildade, pela sua forma de diálogo, por conhecer o governo nesses quase oito anos acompanhando as políticas públicas na Assembleia Legislativa, então o mais preparado para dar continuidade ao governo de Camilo e Izolda, corrigindo o que precisa ser corrigido, é o Elmano”, disse o candidato ao Senado.

Também sobre a aproximação ao presidente Lula, o ex-governador afirmou: “Elmano tem vida própria, é um homem que tem uma história, passado de luta. O que vamos apresentar à população do Ceará é a sorte que eu não tive de ter um presidente parceiro ao governo, e isso facilita muito as ações, os investimentos, as políticas, e, repito, ter a oportunidade de ter um senador alinhado ao governador e ao Presidente da República”.

Respondendo Ciro e Roberto Cláudio

Camilo foi breve em resposta à fala de Ciro Gomes, que afirmou que Lula prometeu um Ministério ao petista em caso de vitória nas eleições: “Isso nunca existiu e não vou entrar em debate com o ex-governador (Ciro)”.

Ele também retrucou falas do candidato Roberto Cláudio, que falou de obras não finalizadas no seu governo e disse que finalizaria as obras do Acquário Ceará caso tivesse sido governador por oito anos. “Eu fico triste com esse comentário, se eu fosse governador de novo também não usaria dinheiro público para construir aquário aqui no Ceará, continuaria investindo em educação, segurança, saúde, como investir no IJF 2, que é o que a população precisa”, respondeu Camilo.

Apesar disso, Camilo afirmou não ter mágoas do ex-prefeito, com quem trabalhou durante seis anos: “Fui grande parceiro e repito, muitas realização na capital foram em parceria com o governo do estado, como investimentos em areninhas, em urbanização de praças, lagoas, recuperação do Estação das Artes Belchior, o polo gastronômico da Sabiaguaba, o VLT…”.

Por fim, o ex-governador comentou sobre sua relação com o atual senador Cid Gomes (PDT), com quem ainda mantém parceria. “Aprendi com meu pai que na política tem que ter gratidão e lealdade. Eu tenho uma relação pessoal com o senador Cid, servi ao seu governo durante oito anos e fui escolhido para continuar seu trabalho aqui no Ceará, então nada abalará minha relação com o senhor Cid Ferreira Gomes”.

Agenda

Camilo Santana continuará a agenda desta quarta-feira junto com Elmano de Freitas. Às 11 horas, o candidato ao Governo do Estado concederá entrevista na Casa da Vovó Dedé, e às 18 horas haverá carreata partindo do bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza.

[ Mais notícias ]