Durante a sua participação na 7ª reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino – Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira, 24, papel dos países da região liderar os projetos de preservação da Amazônia.
Lula citou ainda que, em breve, deve convocar uma cúpula dos países amazônicos e que o Brasil já formalizou a candidatura de Belém para sediar a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025.
Segundo o presidente, os desafios globais e as “múltiplas crises” exigem respostas coletivas, citando, entre outros, as pandemias, as ameaças à democracia e as pressões sobre a segurança alimentar e energética.
“O apoio que estamos recebendo dos países da Celac é indispensável para podermos mostrar ao resto do mundo a riqueza de nossa biodiversidade, o potencial do desenvolvimento sustentável e da economia verde, além, é claro, da importância de preservação do meio ambiente e do combate à mudança do clima”, disse Lula.
O presidente brasileiro destacou que a estratégia de desenvolvimento deve garantir direitos fundamentais e combater a fome, a pobreza e as desigualdades de gênero. “É preciso trabalhar para que a cor da pele deixe de definir o futuro de nossos jovens”, argumentou.
Ainda nesta terça-feira, Lula se reúne com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
As informações são da Agência Brasil.