Voltar ao topo

13 de janeiro de 2025

Em reunião na Celac, Lula diz que países amazônicos devem liderar projetos de preservação da Amazônia

Lula citou ainda que, em breve, deve convocar uma cúpula dos países amazônicos e que o Brasil já formalizou a candidatura de Belém para sediar a COP30, em 2025.
Lula durante reunião da 7ª cúpula da Celac

Compartilhar:

Durante a sua participação na 7ª reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino – Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira, 24, papel dos países da região liderar os projetos de preservação da Amazônia.

Lula citou ainda que, em breve, deve convocar uma cúpula dos países amazônicos e que o Brasil já formalizou a candidatura de Belém para sediar a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025.

Segundo o presidente, os desafios globais e as “múltiplas crises” exigem respostas coletivas, citando, entre outros, as pandemias, as ameaças à democracia e as pressões sobre a segurança alimentar e energética.

“O apoio que estamos recebendo dos países da Celac é indispensável para podermos mostrar ao resto do mundo a riqueza de nossa biodiversidade, o potencial do desenvolvimento sustentável e da economia verde, além, é claro, da importância de preservação do meio ambiente e do combate à mudança do clima”, disse Lula.

O presidente brasileiro destacou que a estratégia de desenvolvimento deve garantir direitos fundamentais e combater a fome, a pobreza e as desigualdades de gênero. “É preciso trabalhar para que a cor da pele deixe de definir o futuro de nossos jovens”, argumentou.

Ainda nesta terça-feira, Lula se reúne com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

 

As informações são da Agência Brasil.

[ Mais notícias ]