O governador Elmano de Freitas (PT) foi a Brasilia nesta quarta-feira (7). Na capital federal, o chefe do Executivo cearense terá uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Conforme Elmano, o encontro tem como teor discussões sobre as operações de crédito que estão tramitando no Governo Federal e sobre a Agência de Fomento do Ceará, entidade que teve sua criação aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no dia 14 de novembro do ano passado, mas que, desde então, não foi criada.
“Nós vamos discutir as operações de crédito que estão tramitando no Governo Federal, no Ministério da Fazenda. Vamos tratar também da agência de fomento”, informou o governador.
A Agência de Fomento do Ceará S.A, conforme o Governo do Ceará, tem o objetivo de desenvolver e impulsionar a economia do Estado por meio da ajuda ao microempreendedor. A instituição funciona também como um instrumento de captação de novos recursos, seja de bancos ou fundos públicos ou privados, mas com foco no apoio ao microempreendedor cearense. A agência, uma vez em pleno funcionamento, será subordinada à supervisão e fiscalização do Banco Central (BC), e cumprirá os procedimentos de escrituração, elaboração e remessa de demonstrações financeiras previstas nos atos normativos.
Segundo Elmano, a Agência é essencial para um estado que tem trabalhado fortemente na política de empregos. “Ter uma Agência de Fomento é muito importante, e a decisão foi tomada porque o programa Ceará Credi é um sucesso. Pela Agência de Fomento poderemos fazer muito mais, chegar a muito mais cearenses. A agência nos permite acessar recursos que nós não teríamos como acessar sem ela”, pontuou o governador ao OPINIÃO CE, em ocasião anterior.
Como divulgado pelo OPINIÃO CE ainda em novembro, o suplente de deputado estadual Audic Mota (MDB) é quem deve assumir a pasta. “O governador convidou e eu aceitei”, disse, à época. Procurado pelo jornal em março, ele disse que ela deveria entrar em operação em até 120 dias. “A Secretaria do Trabalho está fazendo o procedimento interno para que a Agência possa ser submetida ao Banco Central. A Casa Civil informou há uma semana que deve estar soltando a convocação da Assembleia Geral para eleição do Conselho de Administração da Agência”, destacou, no momento. O prazo não pôde ser alcançado.
HIDROGÊNIO VERDE
Além da agência de fomento, o governador cearense destacou que o encontro com Haddad vai discutir também investimentos para a produção do hidrogênio verde (H2V) no Estado. “Vamos discutir [também] a priorização de crédito do Governo Federal, dos bancos públicos para a transição energética. No Ceará, com a nova lei do hidrogênio verde, temos boas perspectivas de investimentos [efetivamente] que já se iniciaram e possam se aprofundar e serem acelerados. Evidentemente, o crédito dos bancos públicos é algo importante para essa tomada de decisão dos investidores” ressaltou. Pela manhã, Elmano de Freitas esteve reunido com governadores do Nordeste, quando foi discutida a possibilidade de renegociação das dívidas com a União.