O deputado federal e presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 21, com a bancada do partido e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT). No encontro, segundo Wagner, foi debatida a participação dos deputados nas Comissões Técnicas da Casa e possível acento na Mesa Diretora.
“Pelo tamanho do partido e quatro parlamentares eleitos, temos direito a ocupar espaços importantes nas comissões e nas presidências destas, bem como espaço na Mesa Diretora”, disse.
Participaram do encontro os deputados eleitos: Oscar Rodrigues, Felipe Mota, Sargento Reginauro e Firmo Camurça. A deputada estadual Fernanda Pessoa, eleita deputada federal, também esteve presente. Conforme Wagner, Evandro Leitão foi “solícito” aos parlamentares e ponderou que, “se for reconduzido” à Presidência da Casa, os “pleitos serão atendidos”.
Eleições 2022
Nas eleições deste ano, O PDT elegeu novamente a maior bancada do Legislativo, com 13 deputados estaduais. Com rostos novos e outros conhecidos, a sigla se mantém com o maior número de parlamentares na Casa, seguido do Partido dos Trabalhadores, que elegeu, neste ano, oito deputados. União Brasil e Partido Liberal (PL) serão representados por quatro parlamentares, cada.
Destaca-se que, para deputados e deputadas, são considerados tanto os votos no próprio candidato quanto os votos totais do partido que ele representa, incluindo os outros candidatos ou votos direto na legenda.
O deputado estadual mais votado foi Carmelo Neto (PL), que está exercendo mandato de vereador de Fortaleza. Ele obteve 118.603 votos. Na sequência aparecem Evandro Leitão, com 113.808 e Marta Gonçalves (PL), com 112.787 votos. Fernando Santana (PT), atual vice-presidente da Casa, foi o quarto mais votado – 111.639 votos. O representante do União Brasil melhor votado foi Firmo Camurça, com 57.836 votos.
De um modo geral, o deputado estadual trabalha como um representante da população no Legislativo estadual. Entre suas funções estão aprovar leis que tenham atuação sobre instituições estaduais, como a Polícia Civil ou o Ministério Público do Estado, assim como propor, criar e alterar tributos estaduais. Também é papel do parlamentar fiscalizar o trabalho do governador, do vice-governador e dos secretários estaduais.
Confira a lista dos deputados mais votados:
- Carmelo Neto (PL)
- Evandro Leitão (PDT)
- Marta Gonçalves (PL)
- Fernando Santana (PT)
- Sergio Aguiar (PDT)
- Romeu Aldigueri (PDT)
- Zezinho Albuquerque (PP)
- Dra Silvana (PL)
- Gabriella Aguiar (PSD)
- Renato Roseno (PSOL)
- Cláudio Pinho (PDT)
- Osmar Baquit (PDT)
- Pr. Alcides Fernandes (PL)
- David Durand (Republicanos)
- Guilherme Landim (PDT)
- João Jaime (PP)
- Marcos Sobreira (PDT)
- Jeová Mota (PDT)
- Agenor Neto (MDB)
- Antonio Henrique (PDT)
- Lia Gomes (PDT)
- Queiroz Filho (PDT)
- Danniel Oliveira (MDB)
- De Assis Diniz (PT)
- Moises Braz (PT)
- Oriel Filho (PDT)
- Firmo Camurça (União Brasil)
- Salmito (PDT)
- Leonardo Pinheiro (PP)
- Alysson Aguiar (PCdoB)
- Davi de Raimundão (MDB)
- Dr.Oscar Rodrigues (União Brasil)
- Dr. Lucílvio Girão (PSD)
- Luana Ribeiro (Cidadania)
- Jô Farias (PT)
- Julinho (PT)
- Juliana Lucena (PT)
- Missias do MST (PT)
- Sargento Reginauro (União Brasil)
- Larissa Gaspar (PT)
- Felipe Mota (União Brasil)
- Dep Fernando Hugo (PSD)
- Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos)
- Emilia Pessoa (PSDB)
- Lucinildo Frota (PMN)
- Stuart Castro (Avante)