Durante realização da 13ª (de 14) plenárias do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, em Fortaleza, nesta sexta-feira, 21, o governador Elmano de Freitas (PT) defendeu o direito da população de “influenciar para onde está indo o dinheiro” do Executivo. A série de 14 encontros visa direcionar as políticas públicas a serem implementadas nos próximos anos e segue um modelo adotado pelo governo Lula (PT), em nível federal.
“Quero que a sinalização [do nosso Governo] seja clara. No governo que nós integramos, a política não será restrita a ir a urna de dois em dois anos, será também entregue ao nosso povo o direito de influenciar para onde está indo o dinheiro“, disse.
Durante o discurso, Elmano ressaltou também que as cobranças e reclamações da população “fazem parte”, e que a realização da plenária representa a democracia “em seu mais puro estado”. “Quem quer ser governador não pode reclamar de cobrança. Devemos nos alimentar dessas demandas para não nos acomodarmos, e assim fazer as transformações para a sociedade ir para a frente. Por isso, estamos nesse importante momento de escuta, de elaboração de propostas, de debates”, pontuou o governador.
Também participaram do momento a vice-governadora Jade Romero (MDB); a senadora da República, Augusta Brito (PT); a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; demais secretários e outras autoridades políticas da região. Realizada em outras regiões do Estado nas últimas semanas, os momentos também costumam reunir os gestores municipais. O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), no entanto, não participou por estar cumprindo compromisso externo nos EUA. O prefeito em exercício, Élcio Batista (PSDB), também não participou do momento.
DEMANDAS
A secretária do Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado, que tem ficado à frente das plenárias no Estado, destacou a importância da “diversidade” do público para “representar todas as pessoas da região”.
“Em nosso 13º encontro do PPA, já estivemos em 12 regiões, e tem sido muito bom ver a participação do nosso secretariado. O governador decidiu convocar todos os seus secretários para se fazerem presente e ouvirem as pessoas pessoalmente nesses encontros. Temos a determinação do nosso governador para observássemos com muito critério as promessa de governo, mas também o que vier de demanda da população a partir das diretrizes identificadas“, pontuou.
Entre as demandas da população apresentadas durante a plenária estão o fortalecimento do turismo em Fortaleza, ações voltadas à juventude e movimento de mulheres, assim como o incremento cultural para os jovens.
A participação popular também poderá ser feita por meio das plataformas digitais. No domingo, 23, dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região da Grande Fortaleza poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.
Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.