O Ceará recebeu, nesta sexta-feira (17), a Carreta da Saúde da Mulher. Do Governo Federal, a iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e tem como foco a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O equipamento móvel vai se deslocar entre as regiões do Estado para auxiliar nos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
A Carreta ficará, inicialmente, no Vale do Jaguaribe. Nesta sexta, ela chegou ao município de Russas. O governador Elmano de Freitas (PT) e a secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, estiveram presentes na entrega.
Além da unidade móvel que irá atender Russas e região, outra Carreta da Saúde será entregue neste sábado (18), em Juazeiro do Norte. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento destinado à ação durante o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões, com 28 unidades móveis atendendo pacientes do SUS nas cinco regiões do país.
Segundo o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, os equipamentos permanecem em uma região durante 30 dias, deslocando-se a outro local após o período. “Reduzindo o tempo de espera e as filas, e promovendo uma gestão compartilhada com o Governo do Estado e com as prefeituras”, disse.
As carretas possuem equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado. Por meio da iniciativa, estão disponíveis serviços como mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo de mama e exame anatomopatológico.
As unidades também contam com colposcopia — para rastreamento do câncer de colo de útero —, exames anatomopatológicos, além de procedimentos terapêuticos. Para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.
De acordo com Elmano, a Carreta representa um reforço ao trabalho de regionalização do tratamento oncológico que o Governo do Ceará vem priorizando.
“Aqui mesmo, no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), já realizamos tratamentos e cirurgias oncológicas. Portanto, essa é mais uma importante ação voltada à saúde da mulher”, afirmou.
INICIATIVA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
A iniciativa do Ministério da Saúde é realizada em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), além de contar com o apoio do Governo Estadual.
Por meio da ação, o objetivo é ampliar a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos para pacientes do SUS que estavam à espera de atendimento.
Para a secretária da Saúde, receber a Carreta da Saúde durante o Outubro Rosa é bastante simbólico. “Nós estamos realizando um grande movimento no Ceará para alertar as mulheres sobre a importância de realizar seus exames preventivos, pois o câncer de mama, quando detectado precocemente, tem cura”, afirmou.
“Queremos que todas as mulheres da região procurem suas unidades de saúde, façam seus cadastros e possam realizar seus exames”, ressaltou.
O consultório ginecológico das carretas conta com ambiente climatizado para a realização de atendimentos clínicos e diagnósticos; sala de espera externa, em tenda climatizada, com capacidade para pelo menos 60 pessoas sentadas, TV de 42 polegadas e bebedouro com fornecimento de água potável. As carretas dispõem, ainda, de sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.
