Voltar ao topo

14 de setembro de 2024

Em menos de um mês, TSE recebe mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular no Brasil

Denúncias foram realizadas pelo aplicativo Pardal
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhar:

De 16 de agosto até a última segunda-feira, 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informa que recebeu 10,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o Brasil. O estado que mais registrou denúncias foi Pernambuco, com 1,5 mil, seguido por São Paulo, com 1,3 mil, Minas Gerais, 1,1 mil, e Rio Grande do Sul, com 1 mil.

As denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal, que permite, desde 2014, que o cidadão registre reclamações contra as campanhas eleitorais. O aplicativo está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play ou por meio do site do TSE.

Após serem recebidas, as queixas são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Pelo aplicativo, também é possível denunciar abuso de poder político e econômico, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha, além de compra de votos.

Segundo os dados, 3,6 mil denúncias foram referentes a candidatos a deputado estadual, outras 3,4 mil a deputado federal, com 1,4 mil a presidente e 738 a governador.

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna38

Brazil Travel Market espera reunir 5 mil profissionais de turismo em Fortaleza O Brazil Travel Market (BTM), maior evento de turismo B2B do Norte-Nordeste, anunciou