De 16 de agosto até a última segunda-feira, 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informa que recebeu 10,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o Brasil. O estado que mais registrou denúncias foi Pernambuco, com 1,5 mil, seguido por São Paulo, com 1,3 mil, Minas Gerais, 1,1 mil, e Rio Grande do Sul, com 1 mil.
As denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal, que permite, desde 2014, que o cidadão registre reclamações contra as campanhas eleitorais. O aplicativo está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play ou por meio do site do TSE.
Após serem recebidas, as queixas são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Pelo aplicativo, também é possível denunciar abuso de poder político e econômico, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha, além de compra de votos.
Segundo os dados, 3,6 mil denúncias foram referentes a candidatos a deputado estadual, outras 3,4 mil a deputado federal, com 1,4 mil a presidente e 738 a governador.