Botafogo e Ceará se enfrentaram neste sábado, 6, no estádio Nilton Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro e empataram por 1 a 1. O gol da equipe carioca foi marcado por Victor Cuesta, no primeiro tempo, e Mendoza empatou para o Vovô na segunda etapa.
A primeira chance foi dos donos da casa, que logo nos primeiros segundos chegaram com perigo, após erro de passe dos visitantes, porém Nino Paraíba consertou tudo, afastando para escanteio, o time carioca tenta chegar na base do abafa.
Aproveitando o ritmo e o embalo da torcida, o Botafogo conseguiu abrir o placar logo cedo. Aos 9 minutos, Lucas Fernandes cobrou falta da ponta direita, com perfeição, na cabeça de Victor Cuesta, que deu apenas um leve desvio, tirando de João Ricardo, que ainda desviou na bola, mas não suficiente para impedir o gol. 1 a 0 para o Fogão.
Após sofrer o gol, o Ceará enfim chegou pela primeira vez. John Vásquez desceu pela direita e cruzou na área, a defesa do Botafogo cortou para a entrada da área, onde estava Lima, que dominou e finalizou para fora, por cima do gol defendido por Gatito.
Em seguida, o Vovô teve grande chance para empatar, porém Guilherme Castilho chutou para fora. Em boa jogada que se iniciou no meio de campo, com Lima achando John Vásquez na ponta direita, o atacante tabelou com Vina e cruzou para área, Mendoza subiu e desviou, a bola sobrou para Guilherme Castilho, que fechava sozinho no segundo pau, mas o mais novo reforço do alvinegro não conseguiu balançar as redes.
A última chegada da primeira etapa ficou por conta do Botafogo, que após sofrer uma sequência de ataques perigosos do Ceará, resolveu chegar novamente. Depois de descida pela ponta direita, a bola chegou em Lucas Fernandes, no meio, que ajeitou e finalizou para o gol, fazendo João Ricardo trabalhar e encaixar sem problemas.
2º tempo
O Vovô começou a segunda etapa tendo problemas com lesões. John Vásquez foi substituído ainda no intervalo após sentir no final do primeiro tempo, dando lugar a Cléber, que por sua vez, se machucou com apenas dois minutos em campo e foi substituído por Zé Roberto.
Mesmo com as alterações por lesão, o Ceará chegou ao empate logo. Em escanteio pela esquerda, Vina cobrou e o zagueiro do Botafogo desviou no primeiro pau, Mendoza estava no segundo pau e apenas teve o trabalho de escorar para o fundo das redes. O Vovô empatou o jogo em 1 a 1.
Após o gol de empate, as duas equipes partiram para cima em busca da vitória e o confronto ficou aberto, com grandes oportunidades para os dois lados. O Ceará chegou com Lima, que deu um drible da vaca na entrada da área e finalizou forte para grande defesa de Gatito. Na sequência, Jeffinho deu um belo drible e invadiu a área, driblando mais alguns defensores para arranjar espaço e finalizar por cima do gol de João Ricardo, mas com bastante perigo.
Mais chances foram aparecendo, principalmente no fim do jogo. Após os 40 minutos da etapa final, as duas equipes tiveram oportunidade de sair vencedoras, mas o Ceará chegou com mais volume. Fernando Sobral teve duas grandes chances e finalizou ambas para fora, mas a segunda com muito perigo. Mendoza também teve uma grande chance após contra-ataque puxado em parceria com Vina, que deixou o atacante colombiano na cara do gol e finalizou para fora. Já nos acréscimos, o Vovô emplacou uma sequência de vários escanteios seguidos, em busca do gol da virada, mas sem sucesso. A partida terminou empatada em 1 a 1.