O candidato ao Governo do Ceará pelo União Brasil fez campanha no Sertão de Cratéus, nos municípios de Novo Oriente e Crateús, neste sábado, 24, e aproveitou para criticar os governos de opositores pela situação da segurança pública no estado.
Questionado pela imprensa sobre as propostas na área, o candidato repercutiu um sequestro que ocorreu, na madrugada de sexta-feira, 23, em Fortaleza.
Um grupo de pelo menos seis pessoas da mesma família que foi resgatado após entrar em um bueiro no Bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, se escondia de membros de uma facção criminosa.
“[Os policiais] resgataram uma família no bueiro. A polícia identificou isso às 4 horas da manhã, e eu tenho a cena aqui que é lamentável”, afirmou, criticando que fatos como esse, “mostram a falência do Poder Público”. “Do jeito que tá não dá para ficar”, acrescentou.
O candidato afirmou que o grupo que quem acredita que o grupo que está no poder vai resolver a questão está “redondamente enganado”. “Nosso problema precisa ser sanado por um grupo diferente, que tenha coragem e pulso firme para implementar as medidas necessárias para expulsar as facções do Ceará”, disse.
O candidato propôs implementar seis centros de inteligência antifacção, um para cada região do Estado. Além, quer utilizar o reconhecimento facial contra criminosos.
“Vamos usar a expertise do FBI, vamos utilizar a expertise de videomonitoramento que já funciona na Paraíba, que é um dos estados mais seguros do Nordeste e utiliza essa tecnologia. Tecnologia que foi criada no Ceará e, até hoje, o Governo não teve coragem de implementar para expulsar as facções no Estado”, apontou.
Wagner também se comprometeu com a criação de uma Força Estadual de Segurança, a ser composta por policiais civis, militares, bombeiros militares e policiais penais. O postulante ao Palácio da Abolição também quer estabelecer policiamento fixo nos distritos ainda no primeiro ano de um futuro governo.
Agenda
Neste último domingo de campanha antes do primeiro turno, a ser realizado no dia 2 de outubro, Wagner promoveu uma carreata em Maracanaú, encontrou profissionais de saúde em Fortaleza e finaliza compromissos do fim de semana com carreata em Canindé, no Sertão Central.