O Fortaleza, atual campeão da Copa do Nordeste, enfrentará o Bahia, válido pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O clássico regional será nesta quinta-feira (13), às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador–BA. A partida é considerada difícil não só por ser um clássico, mas também, pelo adversário estar na briga pela liderança do campeonato. O jogo terá transmissão em TV aberta na TV Verdes Mares e em canal fechado no Premiere.
O Bahia se encontra, atualmente, na terceira posição do Brasileirão com 14 pontos e, em caso de um triunfo, poderá ultrapassar o líder da competição, o Botafogo, com 16 pontos. Já o Fortaleza está na 11ª posição, com 10 pontos, porém, com uma partida a menos – apenas 6 jogos – faltando a partida contra o Criciúma.
Para este confronto, o Laion chega com três desfalques devido a lesões: o meia Calebe e os atacantes Marinho e Moisés. Por motivo da Copa América, que começará no 20 de junho, o chileno Kuscevic e o venezuelano Kervin Andrade foram convocados pelas suas seleções, ausentando-se do Laion em algumas rodadas, inclusive o desta quinta-feira.
O Bahia possui apenas um desfalque: o meia Thaciano. A partida é tratada como especial, por marcar o primeiro reencontro entre Caio Alexandre, que agora está no Esquadrão de Aço, com o Fortaleza, time de onde saiu para trabalhar em solo baiano. O meia foi embora de forma turbulenta da equipe, sem se apresentar a equipe no começo da temporada e, logo após, acertar a ida ao Bahia. O treinador Rogério Ceni possui nove jogos sem perder, até esta partida, sendo seis triunfos e três empates.
No retrospecto geral entre os times são 45 jogos oficiais, com a vantagem para o Bahia, com 17 triunfos, 15 empates e 13 vitórias do Fortaleza.