Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Em clássico nordestino, Ceará enfrenta o Sport nesta quinta-feira (20) pela Série B

O Vozão tentará manter o tabu em cima do adversário, de quase 20 anos sem ser derrotado em casa
Foto: Sthepan Eiler / Ceará SC

Compartilhar:

O Ceará entra em campo nesta quinta-feira (20), pela Série B do Campeonato Brasileiro, para enfrentar o Sport em mais um clássico nordestino. A partida acontece na Arena Castelão, às 21h30, válida pela 11ª rodada. O Ceará vem de uma sequência negativa de duas derrotas fora de casa, sendo a última para o Brusque, por 1×0, no último domingo (16). Apesar disso, o Alvinegro continua invicto em casa, somando três vitórias e dois empates, além de manter um tabu que dura quase 20 anos sobre o adversário desta quinta.

A última vez que o Ceará foi derrotado pelo Sport, jogando em Fortaleza, foi em agosto de 2004, em duelo pela Série B. O placar final foi 2×1 para o Leão da Ilha. Depois disso, foram 11 jogos realizados na capital cearense, com sete vitórias do Vovô e quatro empates. Mesmo com um longo tempo sem ganhar, o Rubro-Negro venceu um título da Copa do Nordeste na Arena Castelão, em 2014, após ter batido o Vozão no jogo de ida, por 2×0, na Ilha do Retiro, em Recife, e empatado em 2×2 na volta.

No último confronto entre os dois, já neste ano, o Sport venceu por 2×1, pela Copa do Nordeste, na Arena Pernambuco, pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2024, eliminando o Ceará da competição.

DESFALQUES

O Alvinegro de Porangabuçu possui três desfalques para o confronto desta quinta-feira: o zagueiro David Ricardo, que cumprirá suspensão; além do volante Richardson e o atacante Facundo Castro, por lesão. A lista do Sport é mais extensa, com a saída do jovem lateral-direito Pedro Lima para o Wolverhampton-ING. No departamento médico, estão os atletas Dalbert, Rafael Thyere, Felipinho, Fabinho, Romarinho e Chrystian Barletta. Estão suspensos Fabrício Domínguez e Zé Roberto.

NOVO ESTATUTO

A situação fora de campo do Ceará também vem sendo tema durante esta semana. Com clima tenso, o novo estatuto do Vozão foi votado e rejeitado pelos conselheiros na última segunda-feira (17). Com participação de sócios conselheiros e proprietários do clube, o resultado da assembleia-geral foi apertado, com uma margem de apenas oito votos. Ao todo, 112 conselheiros, sócios e o próprio presidente, João Paulo Silva, rejeitaram o novo regimento. Por outro lado, 104 votaram favoráveis e outros dois se abstiveram. Em alguns momentos, o clima esquentou e a torcida se manifestou de forma intensa com o voto contrário do presidente João Paulo.

Nas redes sociais, um movimento da torcida alvinegra está chamando atenção, com comentários de “público zero” para a partida contra o Sport, em forma de protesto contra o resultado fora de campo. Além disso, os sócio-torcedores também estão ameaçando cancelar seus sócios. Nesta quarta-feira (19), o presidente do Conselho Deliberativo, Herbet Gonçalves, fez um pedido, também através das redes sociais. Segundo ele, é preciso que os sócios se mantenham em dia para que, caso o novo estatuto seja aprovado, eles não percam o direito de votar em dezembro.

[ Mais notícias ]