Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Em cerimônia na Assembleia e no Abolição, Elmano e Jade tomam posse

Eleitos em outubro de 2022 após campanha acirrada, Elmano de Freitas e Jade Romero selaram nesta última segunda, 1º, a chegada ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Elmano de Freitas (PT) e Jade Romero (MDB) tomaram posse como governador e vice-governadora do Ceará, respectivamente, após um rito iniciado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e finalizado no Palácio da Abolição. Ambos chegaram ao local às 8h10, acompanhados da primeira-dama e do primeiro-cavalheiro do Ceará, respectivamente. Também chegou junto à comitiva o presidente da Casa Evandro Leitão (PDT).

Na sede do Poder Legislativo estadual, Elmano leu o compromisso de posse e a mensagem governamental, e foi prestigiado por deputados, vereadores e líderes políticos. Marcaram presença também os ex-governadores do Ceará Lúcio Alcântara e Camilo Santana, este na composição da Mesa. Além de Camilo, compuseram a Mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manoel Pinheiro Freitas; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Maria Nailde Pinheiro; e o primeiro-secretário da Alece, Antônio Granja.

Na sequência, o governador e sua comitiva se deslocaram ao Abolição, em segundo ato de posse, desta vez dedicado a empossar os secretários estaduais. A governadora Izolda Cela (sem partido) foi responsável por abrir a solenidade que sucedeu o evento da Alece. Durante discurso, Izolda fez seus votos a Elmano. “Eu quero lhe desejar aquilo que eu considero realmente de mais valia na nossa jornada: saúde, paciência, a luz do discernimento, coragem e a coerência, eu lhe desejo também alegria no serviço ao povo cearense.” Na ocasião, Elmano e Jade empossaram os 32 secretários de Estado da próxima gestão, e o governador finalizou com discurso. Durante a fala, o petista destacou a paridade de gênero no quadro de secretários, composto por 16 mulheres e 16 homens. O quadro foi definido em alinhamento ao cenário nacional e aos arranjos políticos locais.

Ao falar das perspectivas da gestão, o governador enfatizou a justiça social como prioridade do seu mandato. Em diversos momentos do seu discurso, Elmano citou o enfrentamento às desigualdades. “Precisamos fazer o nosso Estado crescer, mas o esforço permanente de que esse crescimento venha acompanhado de um processo também permanente de redução das desigualdades. Nossa busca será incessante por justiça social, porque no fundo é o que todos nós queremos. Ninguém quer ver ninguém mendigando, ninguém sofrendo, ninguém clamando por um emprego, ninguém chorando de fome.” Jade fez apenas o juramento.

A cerimônia foi finalizada por volta das 11 horas, quando a comitiva do governador seguiu para Brasília para a posse do presidente Lula. Elmano e Camilo chegaram juntos ao Congresso Nacional. Ao comunicar o encerramento, Elmano fez saudação ao chefe do Executivo federal e celebrou. “Com o coração cheio de alegria nós vamos ter que sair”, finalizou.

[ Mais notícias ]