Voltar ao topo

6 de dezembro de 2024

Em Brasília, Elmano garante recursos para conclusão do Anel Viário e duplicação de BRs

Segundo o governador, o início das obras das BRs e a conclusão do Anel Viário devem acontecer ainda neste ano
Foto: Governo do Estado do Ceará

Compartilhar:

Em reunião com o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), atendeu às solicitações do Governo do Estado e garantiu a duplicação de dois trechos de rodovias federais no Ceará. O encontro aconteceu na noite de terça-feira, 7, em Brasília. Os trechos a serem beneficiados compreendem 60 km entre Pacajus e Boqueirão do Cesário (Beberibe), na BR-116; e 51 km entre Aracati e a divisa do Rio Grande do Norte, na BR-304. As obras devem ser iniciadas ainda neste ano.

Segundo Elmano, o Governo Estadual já conta com as licitações para as contratações de empresas e dar início às obras do primeiro trecho, que está previsto para o final de março.

“Vamos ter a duplicação de Pacajus até o Boqueirão do Cesário e precisamos discutir o percurso seguinte, mas, fundamentalmente, esse primeiro lote já sai no final de março. Já temos a licitação para a contratação da empresa e começar as obras desse trecho ainda neste ano, assim como temos também uma licitação para a duplicação do trecho de Aracati no sentido de Mossoró”, comunicou o governador. 

O Governo Federal também deverá repassar R$ 84 milhões para a conclusão do Anel Viário, na Grande Fortaleza. Elmano destacou que o recurso disponibilizado vai permitir a finalização da parte estadual do Anel Viário, que deve ser concluída nos próximos meses. “Com recursos vindos do Governo Federal, temos disponibilização de mais de R$ 80 milhões, o que nos permite terminar o trecho que é de responsabilidade do Estado do Ceará. Nós devemos ter a conclusão nos próximos meses, o que é um sonho do nosso povo.”

Durante a reunião, Elmano disse que a prioridade é aprovar o plano de trabalho e assinar o convênio para poder acelerar as obras. “Ao chegar no Ceará, faremos o convênio, apresentaremos o plano de trabalho, aprovaremos o plano, assinaremos o convênio e, com isso, liberaremos os recursos. Evidentemente, nós daremos máxima prioridade a isso, para que possamos acelerar as obras do Anel Viário, especialmente quando as chuvas diminuírem, para que a gente possa ter uma condição de trabalho mais adequada”, complementou o governador.

BENEFÍCIOS

Dentre os benefícios das obras, Elmano citou a segurança no trânsito e a melhoria para a parte turística do Estado. “São obras importantes, que trarão mais segurança aos motoristas, garantindo melhor acesso a áreas turísticas e escoando de forma ágil a produção. O povo do Ceará agradece ao presidente Lula e ao ministro Renan Filho pela parceria”. Em Brasília, o governador esteve acompanhado do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, e do Assessor Especial de Relações Federativas, Leonardo Araújo.

[ Mais notícias ]