O governador Elmano de Freitas (PT) cumpriu nesta quarta-feira, 29, agenda em Brasília, onde visitou os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Casa Civil e Justiça; nessa ordem. Pela manhã, ao lado do secretário estadual Max Quintino, o governador participou de reunião com o chefe do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, com quem tratou “de assuntos como os programas de distribuição de sementes de alto rendimento e de aquisição de alimentos da agricultura familiar”
“Além disso, conversamos sobre a continuação da regularização fundiária no estado, o lançamento do programa de alimentação saudável e de crédito para assistência técnica e desenvolvimento agrícola a fim promover melhores dias para homens e mulheres do campo”, detalhou Elmano em publicação nas redes sociais.
Na sequência, Elmano esteve com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. O encontro contou ainda com a participação da senadora Augusta Brito (PT-CE). “Tratamos sobre projetos estratégicos para promover o desenvolvimento e gerar empregos ao povo do Ceará. Entre os temas discutidos, a duplicação de rodovias federais que passam pelo estado, projetos de novas unidades habitacionais, e investimentos em saúde e geração de energias renováveis”, divulgou o governador.
TRANSNORDESTINA
O encontro com a representante da Casa Civil acontece exatamente um mês após Elmano levar os projetos da Transnordestina e duplicação da BR-116, que passa Estrada do Algodão (CE-060), ao presidente Lula (PT). Conforme noticiado pelo OPINIÃO CE, a proposta foi apresentada ao Planalto no dia 29 de fevereiro e está entre as prioridades do mandato do governador cearense.
Segundo Elmano, a duplicação da BR-116 “ficaria meio que ao lado da Transnordestina. A ideia é promover um porto seco, que pode estar no Cariri e na região do Sertão Central e, com isso, aproveitar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), facilitando um projeto de atração de empresas”
O tema também já foi tratado com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, em reunião no início de fevereiro. A pasta prevê o destravamento de um dos ramais da ferrovia, que se estenderá do sertão piauiense até o Porto do Pecém. No encontro, Góes buscou mobilizar os governadores do Ceará, Piauí e Pernambuco para pleitear um novo aporte da União à concessionária Transnordestina Logística (TLSA), responsável pela obra.
Elmano, que apregoou o lema “Ceará três vezes mais forte” durante toda a campanha eleitoral (em alusão aos pleitos de Lula e de Camilo Santana a nível federal), tem realizado agenda intensa em Brasília desde que assumiu. Nesse sentido, ele designou um Assessor Especial de Relações Federativas, o ex-deputado Leonardo Araújo (MDB), para levar as demandas do Estado ao Palácio do Planalto e à Esplanada dos Ministérios.