O governador Elmano de Freitas (PT) vai realizar visita às obras da Transnordestina em Quixadá na próxima segunda-feira (9). Na ocasião, a empresa responsável pela construção vai anunciar o início do lote 7 da obra, que sai do município e vai até Itapiúna, percorrendo 55 quilômetros (km). De acordo com Elmano, no próximo ano vai sair a contratação de outros lotes, para acelerar a obra que segue até o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, e que o Governo Federal quer finalizar até 2026.
Leia mais | No Pecém, Lula sanciona marco do H2V e libera recurso para conclusão da Transnordestina
Até o momento, a Transnordestina tem 150 km já executados no Ceará, de Missão Velha, no Cariri, até Acopiara, no Centro-Sul. As obras, atualmente, estão nos lotes 4, 5 e 6, em um percurso de 151 km e que liga Acopiara a Quixadá, passando por municípios como Senador Pompeu, saindo do Centro-Sul, e chegando ao Sertão Central, passando por cidades como Piquet Carneiro e Quixeramobim.
O governador Elmano reforçou a importância da Ferrovia para o desenvolvimento do interior do Ceará. “Uma alegria muito grande termos essa conjugação de investimentos”, disse. O chefe do Executivo lembrou que foi no Governo do presidente Lula (PT) quando foi possível “fazer a engenharia financeira para termos o financiamento da Transnordestina”.
“É muito importante a Transnordestina ter a escala que vai ter de capacidade de transporte, para o sul do Ceará, parte de Pernambuco, parte do Piauí. É uma vantagem competitiva muito importante para o Ceará e esses estados nordestinos”, concluiu.
A ferrovia, quando concluída, ligará três estados nordestinos. Do Piauí, ela sai de Eliseu Martins, no interior, e segue até o leste, no município de Salgueiro, já em Pernambuco. De lá, saem duas interseções. Uma segue a leste, em direção ao Porto de Suape, nas cidades litorâneas pernambucanas Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O outro trecho, que sai de Salgueiro em direção ao norte, adentra o Ceará, passando por municípios como Missão Velha, Iguatu, Quixeramobim até chegar no Porto do Pecém.