O governador Elmano de Freitas (PT) visitará, nesta segunda-feira (22), uma das 17 clínicas credenciadas pelo Programa Vet+ Ceará, que oferta atendimento veterinário a animais de tutores de baixa renda e de protetores cadastrados. A atividade acontece a partir das 16 horas, na Zoomare, que fica no Eusébio. O serviço teve início em várias regiões do Ceará, no último dia 9 de julho.
A iniciativa oferece, a partir de clínicas habilitadas, castração, consultas, exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias gerais. O Vet+ Ceará, que foi anunciando no início deste mês, está presente em todas as macrorregiões do estado, sendo contemplados os seguintes municípios: Fortaleza, Eusébio, Juazeiro do Norte, Boa Viagem, Icó, Limoeiro do Norte, Sobral, Crateús, Ipueiras, Tauá, Tamboril, Santa Quitéria e Granja.
Para acessar o programa é como protetor de animais, é necessário atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter renda de até dois salários-mínimos e declaração de hipossuficiência de incapacidade de custear atendimentos veterinários sem o comprometimento do sustento próprio e/ou da família; ou ter declaração de veterinário, devidamente registrado no CRMV, informando que o beneficiário atua como protetor de animais no Ceará.
De posse desses documentos, o tutor deve se cadastrar no site da Secretaria Estadual da Proteção Animal (Sepa). Após análise e aprovação do cadastro, o agendamento do atendimento veterinário acontece no endereço eletrônico sepa.vet.br.
O governador explica que o Vet+ Ceará nasceu porque muitas pessoas não têm condições de pagar pelos serviços veterinários. “Moradores em situação ou superação de rua, que possuem animais e não têm condições financeiras, cobraram o auxílio do poder público, por exemplo. Por isso, cobramos que a Sepa criasse algo nesse sentido”, justificou Elmano.
Segundo o titular da Sepa, David Rattacaso, a iniciativa se trata de algo histórico e fundamental no apoio aos protetores de animais que, previamente cadastrados, poderão levar seus animais para realizarem serviços veterinários. Contudo, alertou que a pasta também irá auxiliar no cadastro dessas pessoas. “É muito importante que isso chegue ao máximo de protetores possíveis”.
O cadastro, porém, já vem sendo feito desde o início do ano. Depois disso, é necessário fazer o agendamento no site da Sepa, onde poderá selecionar a clínica, o serviço e escolher dia e horário de atendimento. A expectativa do governo estadual é que um novo edital de cadastramento de clínicas seja lançado no mês de setembro, credenciando unidades em outros municípios.