Menu

Elmano vai a Quixeramobim e tenta reaproximação com ala do PDT no Sertão Central

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador Elmano de Freitas (PT) vai visitar o município de Quixeramobim, no Sertão Central, nesta semana. A visita sinaliza a reaproximação de parte do PDT com o grupo do ministro Camilo Santana (PT) e do governador. Em Quixeramobim, município administrado pelo prefeito Cirilo Pimenta (PDT), o Governo implantou o curso de Medicina e o Hospital Regional, além de ter várias obras em parceria com a Prefeitura.

A informação foi confirmada pelo colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira.

A visita de Elmano acontece uma semana após o senador Cid Gomes (PDT), ligado a Camilo e abertamente favorável a uma reaproximação com PT após rompimento em 2022, tomar posse como presidente estadual do partido, de forma interina. A posse foi firmada após acordo com o presidente nacional André Figueiredo (PDT), que também ocupava a presidência estadual.

SERTÃO CENTRAL

A região do Sertão Central também é considerada um dos principais redutos do PSD no Ceará, partido que apoiou o candidato do PDT nas eleições de 2022 para o Governo do Estado. Domingos Filho, presidente estadual do partido, foi candidato a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio. Sua esposa, Patrícia Aguiar, é prefeita de Tauá. Além disso, seus filhos, a deputada Gabriela Aguiar e Domingos Neto, são fortes representações regionais na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente.

Elmano também tem tentado atrair o partido para a base, que já se mostrou pré-disposto para tal. Na última semana, por exemplo, o Governo criou a sua 33ª secretaria: a de Proteção e Defesa Animal. Ainda sem anúncio oficial, o nome mais cotado para assumir a pasta é do deputado federal Célio Studart (PSD). A chegada do parlamentar ao Governo significaria, também, a entrada oficial do PSD na base do Governo.

Célio se filiou ao partido no último ano e tem como pauta central a causa animal. Ele é advogado, idealizador do Movimento São Francisco e fundador do Instituto Politizar, ONG de educação política. Em 2022, o parlamentar foi o terceiro deputado federal mais votado no Ceará, com 205.106 votos, atrás apenas de André Fernandes (PL) – 229.509 votos; e Júnior Mano (PL) – 216.531 votos. O PSD tem o terceiro maior número de prefeitos no Estado – atrás apenas de PDT e PT.

MOVIMENTO DE CID

O senador Cid Gomes também está de olho nas movimentações. Na última sexta-feira, 13, o parlamentar se reuniu com 17 membros do partido para traçar um cronograma de trabalho. A ideia, conforme o senador, é trabalhar em três frentes: a formação de uma comissão para iniciar conversas com demais partidos, dando preferência aos que já são aliados históricos; identificar onde o PDT pode ter pré-candidaturas a prefeito em 2024 e fortalecer e cuidar da organização interna do partido, estimulando, segundo o senador, a realização de convenções para a formalização dos diretórios nos municípios.