Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Após adiamento, Elmano vai à China em comitiva de Lula nesta terça-feira (11)

O governador cearense chega nesta segunda-feira, 10, na capital federal, de onde segue para a China na comitiva presidencial
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) desembarca nesta segunda-feira, 10, em Brasília, de onde segue para a China, na terça, 11, na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além do governador cearense, também estarão presentes a senadora Augusta Brito (PT) e o ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT). A viagem estava inicialmente prevista para acontecer no dia 26 de março, mas foi adiada por motivos de saúde do presidente da República.

Neste intervalo, uma comitiva cearense avançou em tratativas com o país asiático, quando assinou um acordo de cooperação técnica com um conglomerado chinês.

Na ocasião, compondo a comitiva cearense estiveram a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; e o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo. Pela China, estiveram presentes Li Guizi, presidente do Conselho de Administração da Gansu TUS Green Technology; Li Xuguang, vice-presidente da Beijing TUS Clean Energy; e Jiao Jiwen, gerente-geral da Gansu TUS Green Technology.

Na China, Elmano deve cumprir as mesmas agendas de Lula nas cidades de Pequim, Xangai, Shenzhen e Zhongshan, onde participa de reuniões nas referidas cidades para tratar de assuntos de interesse do Ceará.

Conforme o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, a viagem à China gerou grande expectativa entre governantes e empresários brasileiros. Lula vai levando a maior comitiva de brasileiros da história. Além de lideranças políticas, governadores e empresários, está levando diplomatas especializados em negócios para abrir portas. A decisão do governo da China de voltar a comprar a carne brasileira foi uma grande notícia para o agronegócio brasileiro.

[ Mais notícias ]