Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Elmano troca direção-geral da Aesp após denúncia de agressão durante treinamento

Troca ocorre após denúncia de agressão contra mulher em módulo de curso da Academia
Foto: Divulgação/Aesp

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) informou, nesta terça-feira, 20, a troca da direção-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Nas redes sociais, o gestor anunciou o Coronel Kilderlan Nascimento de Souza como novo diretor, que ficará no lugar do Coronel da Polícia Militar, Clauber Wagner Vieira de Paula. A troca ocorre após a denúncia de agressão contra uma policial civil, cometida por um policial responsável pela ministração de um dos módulos do Curso Tático Policial Feminino na Aesp. 

Não compactuamos e não vamos tolerar qualquer tipo de violência contra as mulheres, assim como quaisquer abusos dentro dos nossos cursos de formação”, disse Elmano, na mesma publicação que anunciou a mudança na direção-geral.

Conforme o governador, o caso de agressão está sendo apurado rigorosa e imediatamente pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Além disso, a gestão estadual solicitou também a instauração de processo disciplinar para apurar o fato e todo apoio e acolhimento necessário à vítima.

CURSO

Promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará, o curso com duração de quatro semanas visou o aperfeiçoamento técnico de mulheres militares de Pernambuco, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte e Piauí. A proposta era promover o treinamento em defesa pessoal, técnicas operacionais policiais, salvamento, entre outros procedimentos. As aulas foram ministradas por PMs do Tocantins.

A vítima, do Maranhão, relata que no oitavo dia de aula, um dos PMs instrutores disse que um pedaço de sua pizza havia sumido e, por isso, puniu as mulheres as agredindo com uma ripa de madeira.

 

[ Mais notícias ]