Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Elmano terá que promover equilíbrio de forças do PT na sua gestão

Nos oito anos de governo Cid Gomes e nos oito de Camilo, a ala do PT comandada pelo deputado José Guimarães teve protagonismo
Foto: Divulgação/ALCE

Compartilhar:

Nos oito anos de governo Cid Gomes e nos oito de Camilo, a ala do PT comandada pelo deputado José Guimarães teve protagonismo, controlando secretarias e empresas vinculadas. Para os petistas que assistiram à era Guimarães, ele aparelhou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e seus braços, como o Agropolos, Ematerce, Idace e Adagri. Não se pode apagar a estrela e a história do deputado José Guimarães dentro do PT cearense e nacional.

“O PT me deu tudo, farei tudo pelo PT e vocês da militância são importantes para a vitória”, disse o deputado, para uma plateia de petistas convocados a ganhar as ruas neste segundo turno da campanha.

Todos os militantes afinados com ele e muitos ocupando cargos no governo estadual. Guimarães é vice-presidente nacional do PT, homem de confiança de Lula e irmão de um petista de carteirinha, o ex-deputado José Genoino, grande amigo do ex-presidente, a quem serviu quando presidiu o partido e foi líder no Congresso Nacional. O governador eleito, Elmano de Freitas, e Luizianne Lins são de uma corrente chamada de independente no PT.

Pertenciam à corrente DS (Democracia Socialista) e a deixaram para sobreviverem politicamente dentro do partido. Eles sempre acreditaram na inocência de Lula. Luizianne Lins e José Airton não indicaram petistas para cargos no governo Camilo. No governo Cid, Luizianne indicou o vice, professor Pinheiro.

O protagonismo do petista José Guimarães no governo estadual não é privilégio apenas dele na área. Na Secretaria de Educação, quem reina é o deputado Idilvan Alencar. A pasta é controlada por ele. Os deputados do PDT reclamam que foi o prestígio de Idilvan que nomeou todos coordenadores e dirigentes da área. Com habilidade, Elmano deve construir pontes para abrigar todas as alas.

Elmano e Camilo fazem convocação

O governador eleito, Elmano de Freitas, a vice, Jade Romero, e o senador eleito Camilo Santana reúnem nesta segunda-feira, 10, às 17 horas, prefeitos, deputados e vereadores, para iniciar campanha em apoio a Lula no segundo turno no Ceará. “A vitória de Lula tem muita importância para a administração do Elmano e para a democracia”, disse Camilo. A reunião da arrancada para aumentar a votação de Lula no Ceará será no Comitê Central da Washington Soares.

Posse popular

O governador eleito Elmano de Freitas terá posse popular, na avenida Barão de Studart, e não na parte interna do Abolição. A Casa Civil e a Casa Militar estudam um formato. Pode ser, também, na nova praça ligada ao Palácio e ao Museu. Antes da posse, Elmano se despede do mandato de deputado, mesmo ritual de Camilo em 2014.

Evandro Leitão e o cordão de deputados com Lula

A bancada do PDT e outros 20 deputados devem comparecer à largada da campanha de Lula no Ceará no segundo turno. A motivação será a importância da vitória dele para o futuro governo: Elmano de Freitas. A principal meta é juntar os votos de Ciro, Simone Tebet e dos indecisos.

Acilon organiza evento para Bolsonaro

O presidente do PL no Ceará, Acilon Gonçalves, organiza evento com apoiadores de Bolsonaro no Ceará. “Será o maior evento político da história do Ceará. Reuniremos os deputados mais votados no Estado e o povo, em Fortaleza.” O PL também realizará mobilizações em outros municípios.

[ Mais notícias ]