Menu

Elmano sobrevoa áreas do Sertão Central atingidas pelas fortes chuvas; veja

Foto: Governo do Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) realizou um sobrevoo município de Senador Pompeu, no Sertão Central, nesta segunda-feira, 27. O Município recebeu fortes chuvas nas últimas horas, causando estragos estruturais. Esteve na aeronave o secretário de Obras Públicas (SOP), Max Quintino, além de representantes dos Bombeiros e Defesa Civil. O governador Elmano de Freitas também visita, nesta segunda, a cidade de Milhã, onde uma barragem tomou e deixou famílias desabrigadas.

Em Senador Pompeu, a Prefeitura emitiu alerta para estado de calamidade e fez apelo para evacuação de moradores em áreas de risco, no Poço Grande, e dos residentes às margens dos rios Banabuiú e Patu, que sangrou após as precipitações dos últimos dias. O Município registrou chuva de 105 mm entre domingo e esta segunda-feira, 27, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo Quintino Vieira, as fortes precipitações causaram estragos, também, nas vias que ligam o Município. “Em Senador Pompeu, [as vias] estão com mais de um metro de água acima da pista. Estamos trabalhando naquela região”, informou, destacando que estradas que cortam Uruburetama, Aratuba e Itapipoca também se encontram em situação crítica devido às chuvas.

Segundo boletim divulgado pela SOP, a via em questão, em Senador Pompeu, é a CE- 166, trecho que liga a cidade à Piquet Carneiro. “A via tem bloqueio total e registra pontos de alagamento após fortes chuvas na região durante a madrugada. A via foi devidamente sinalizada e as equipes estão no local“, diz boletim.

Foto: Governo do Ceará

Mais cedo, pelas redes sociais, Elmano anunciou que irá às cidades atingidas por fortes chuvas e que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Saúde e Superintendência de Obras Públicas já atuam nos municípios mais afetados, como Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Milhã e Mauriti. Segundo Elmano, o Executivo está em contato com as gestões municipais para prestar o apoio necessário.

“Estou indo pessoalmente visitar alguns dos locais mais atingidos pelas enchentes e reitero que não mediremos esforços para minimizar o sofrimento dos irmãos e irmãs cearenses!”, disse.

MILHÃ

Outra situação crítica é a de Milhã. A Prefeitura emitiu comunicado, nesta segunda-feira, 27, suspendendo as aulas na cidade “devido às fortes chuvas que inviabilizaram a circulação do transporte escolar em vários trechos do Município”. “Nesse período chuvoso pelo qual estamos passando, é preciso ter cuidado redobrado, pois lidamos com vidas todo o tempo. Salientamos que todas as aulas serão recuperadas posteriormente de acordo com o Calendário Escolar”, afirmou.

Segundo a Funceme, a cidade registrou chuva de 190 mm entre domingo e segunda. Além disso, o Ceará apresenta possibilidade de chuvas em todas as macrorregiões até terça-feira, 28, pelo menos.