O governador Elmano de Freitas (PT) cumpre agenda nesta quarta-feira, 18, em Brasília, e esteve em reunião pela manhã como a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar da redução das filas de cirurgias eletivas no Estado.
Além disso, uma reunião técnica entre equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Ministério da Saúde será realizada nesta quinta-feira, 19. A expectativa é que o mutirão de cirurgias tenha início em fevereiro.
A colaboração entre os governos estadual e federal, segundo o governador, vai melhorar e fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “Já temos grande parte da nossa rede sendo visitada e organizada para o mutirão [de cirurgias eletivas], além de definição de investimento financeiro. Nós vamos unificar o planejamento do Governo do Ceará ao do Governo Federal, que já tem uma proposição básica. Nosso diálogo é permanente para, também, aprimorar a estruturação da saúde pública no Ceará “, disse.
“Vamos atuar de mão dadas. Faremos um lançamento conjunto, Governo do Ceará e Governo Federal, para enfrentar o problema de cirurgias no estado, dando apoio aos cearenses”, garantiu ainda o governador.
Também participaram da reunião, José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados; Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Junior Castro, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); e Swedenberger Barbosa, Secretário executivo do Ministério da Saúde.
Ainda nesta quarta, à tarde, o governador tem encontro marcado com o ministro da Justiça Flávio Dino. A ideia é discutir o nome que deve assumir a superintendência da Polícia Federal no Ceará e traçar medidas de combate à violência.