As divergências políticas entre o governador Elmano de Freitas (PT), Evandro Leitão (PDT) e o prefeito José Sarto (PDT) parecem ter sido cessadas – por alguns minutos – quando o trio dividiu o mesmo palanque na entrega do Cidade Jardim V, do programa Minha Casa, Minha Vida, ocorrida nesta terça-feira, 29. Uma hora antes, no entanto, Sarto chegou sozinho ao evento afirmando ser “pontual” em seus compromissos e defendendo que o seu verdadeiro partido é a cidade de Fortaleza.
Questionado se seriam dois eventos distintos, uma vez que não estava na presença do governador, do Ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o gestor municipal disse que não.
“Eu cheguei primeiro, mas é um evento só. Eu tenho dito: meu partido é um só, é Fortaleza. Sou filiado ao PDT com muita honra, mas eu sou prefeito de toda a cidade, assim como compreendo que o governador Elmano de Freitas (PT) é governador do Estado do Ceará. A vida acontece na cidade, é aqui onde nós vivemos. Eu sou sempre pontual, mas não existem momentos divergentes [nesse evento]. Aqui a convergência é pelo povo de Fortaleza”, revelou.
Em relação às divergências políticas com Elmano, Sarto enfatiza que a parceria entre Governo e Prefeitura deve ser “por Fortaleza”, administrativa, e que os fortalezenses não têm culpa se “fulano briga com sicrano” e que Fortaleza quer e precisa de resultados”, reforça.
Parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, o Residencial Minha Casa Jardim é fruto de uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e Prefeitura. Por isso, a entrega das unidades habitacionais faz parte da agenda do prefeito, do governador e do ministro das Cidades, que veio ao Ceará para a cerimônia. Ao final da coletiva, registrou o agradecimento ao Governo Federal, ao presidente Lula, por restabelecer o Minha Casa, Minha Vida, sem citar diretamente o nome de Elmano.

Já Elmano reforçou que o plano central do Governo do Estado é garantir o planejamento de habitação do Ceará inteiro a partir das metas estabelecidas do Governo Federal. Agradeceu ao ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que não compareceu ao evento, mas que “estava muito feliz e muito tranquilo com o sucesso da entrega do conjunto“, disse Elmano.
No palanque, o deputado Evandro Leitão citou de forma bem breve o nome do prefeito José Sarto, sem adjetivos e no final do seu discurso. Ele começou saudando o governador Elmano de Freitas, que “nos governa, que nos lidera e que está dando continuidade ao grande governo de Camilo Santana”, disse.
No âmbito federal, a briga entre PDT e PT não é bem quista, principalmente quando os programas dependem de alinhamento entre o governos Federal, Estadual e Municipal. Foi o que o ministro Jader Filho reforçou na coletiva de imprensa. A colaboração tripartite, segundo ele, servirá para o programa funcionar.
“Essa é a orientação do presidente Lula, para que nós possamos unir os esforços. Nós estamos também estudando aqui a possibilidade do FGTS, que já vem financiando as faixas dois e três, poder financiar a faixa um, mas isso só será possível exatamente com isso: a união entre os estados e municípios. A gente está aberto a diálogo com todos os estados, com todos os municípios do Brasil, para que a gente possa fazer com que mais unidades habitacionais sejam entregues às pessoas que mais precisam”, confirmou o ministro.