O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sancionou nesta segunda-feira (20) uma lei que amplia o repasse no valor de R$ 950 para os policiais penais para a aquisição de fardamento. A medida, que já estava prevista para os policiais e bombeiros militares do Ceará, conforme Elmano, traz mais conforto para os profissionais.
“Agora nossos policiais terão mais autonomia para a compra do próprio uniforme. O projeto será publicado no Diário Oficial do Estado [DOE] ainda nesta segunda-feira. Agradeço aos deputados pela aprovação dessa importante iniciativa para a categoria”, disse.
Ao todo, de acordo com o Governo do Estado, 3.600 policiais serão beneficiados com a nova lei. O objetivo, ainda segundo o Executivo, é levar mais agilidade aos profissionais de segurança no processo de aquisição dos uniformes, diante da necessidade de renovação. Titular da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque comemorou a medida, ressaltando a valorização de tais profissionais. “Essa medida é muito importante para os policiais penais. Agora, eles poderão fazer um investimento direcionado para a escolha do seu equipamento, valorizando o servidor. O Governo do Ceará tem investido bastante na Segurança Pública. É muito importante essa sinergia para valorizar cada vez mais os policiais penais”, comentou.
CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
No início do último mês de abril, o chefe do Executivo anunciou a publicação do certame do novo concurso público da polícia penal cearense. O concurso integra uma série de ações que fazem parte de um pacote de investimentos na área de segurança pública para os próximos anos. A segurança pública tem sido uma das áreas mais criticadas pela oposição ao Governo. Para o certame, serão 600 vagas imediatas e 200 em cadastro de reserva para a carreira de Policial Penal, de nível médio. “Precisamos desses profissionais em nosso sistema penitenciário. Para fazer o concurso é preciso ter Ensino Médio”, disse o governador, na ocasião.