Voltar ao topo

11 de novembro de 2024

Elmano recomenda ao eleitor analisar candidatos e votar livremente: “vejam com quem eles andam”

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) foi perguntado sobre o envolvimento de candidatos a vereador e a prefeito com o crime organizado, situação identificada em todo o Brasil. O governante cearense alertou que “não se pode generalizar”. Para Elmano, são poucos os casos que de fato existem. “O eleitor precisa avaliar bem as propostas, escolher quem pode melhorar a saúde, a educação, a estrutura e a cidade e votar com liberdade. Os criminosos estão sendo presos”, declarou, informando sobre prisões em Quixeramobim e outros municípios. Claramente o governo mostrou ter o controle das ações da secretaria da Segurança.

No centro do debate político da campanha municipal, colocaram a participação de facções como principal preocupação. Não é. A população convive com bandidos nas suas comunidades, em todas as classes sociais. A prioridade do eleitor é o emprego, o esgoto, a saúde, a educação e alguém honesto para cuidar do dinheiro público.

É evidente que, em algumas comunidades das periferias, existe forte influência de facções, controladas por bandidos perigosos que tentam influenciar no voto do morador. É sempre bom lembrar que o voto é livre e secreto, o membro de facção não tem acesso à cabine onde o eleitor vota. Após a eleição, divulgado o relatório das urnas, o líder da facção pode saber quem foi mais votado em sua comunidade e nada poderá fazer. Essa é a tese defendida pela área da segurança.

Na compreensão do governador Elmano de Freitas, essa pode ser a última eleição com essa pauta fortalecida. O enfrentamento ao crime organizado só é possível a partir da junção de esforços de inteligência, de forma coordenada entre os entes federados.

O Cariri que vota com Camilo

Nas eleições de 2014 e 2018, Camilo Santana foi candidato ao Governo do Estado. Juazeiro, Barbalha e Crato lhe deram 81% dos votos. Em 2022, candidato ao Senado Federal, Camilo cravou a mesma proporção. Em 2024, como líder político do Ceará, Camilo volta a pedir votos para ajudar ainda mais sua região e berço político. Há uma semana o ministro da educação está no Cariri.

TRE decreta o fim da Lei Seca

No domingo, bares, restaurantes e até supermercados poderão comercializar bebidas alcoólicas. É a lei seca que está desaparecendo. Mas quem pretende beber no domingo terá que tomar cuidado porque: quem for pego pelo bafômetro será preso e terá a carteira apreendida.

Herberlh livre para se eleger prefeito; deputado Eduardo Bismarck segue no mandato

A decisão do TRE de registrar a candidatura do prefeito de Baturité, Herberlh Mota, que disputa reeleição, livrou também o deputado federal Eduardo Bismarck, que está no mesmo processo no Tribunal Superior Eleitoral. O caso dos dois é visto por boa parte do STF como jurisprudência fraca e pelo Congresso Nacional, como desrespeito ao parlamento e a um parlamentar.

Renê Pessoa, o neto que tem o estilo do avô

O jovem Renê Pessoa tem o estilo do avô, Roberto Pessoa. É uma cópia. De repente, o garoto de 19 anos, candidato a vereador, está presente em 20 bairros da capital, pedindo votos e se reunindo com lideranças que apoiam o seu projeto. “Ele caminha comigo, desde os cinco anos, e conhece todos os envolvidos na vida pública. Pode gastar sola de sapato e tênis, é jovem”, comenta o avô, Roberto Pessoa, com orgulho. Grandalhão, forte e simpático, aperta mãos, abraça eleitor, faz selfie e diz o que pretende fazer na Câmara Municipal de Fortaleza.

Cirilo Pimenta e o Porto Seco

Passada a eleição, o governador Elmano de Freitas vai a Quixeramobim lançar o projeto do Porto Seco do Ceará, o primeiro do Nordeste. O investimento será de R$ 700 milhões. O prefeito Cirilo Pimenta esteve em Brasília, com o secretário Salmito Filho, fechando o negócio que vai gerar 600 empregos e aumentar a arrecadação do município.

[ Mais notícias ]