Voltar ao topo

7 de setembro de 2024

Elmano promove mais 2 mil policiais militares e bombeiros nesta quinta-feira (25)

O governador falou sobre o assunto durante live semanal desta quarta-feira (24); a pasta da Segurança Pública tem sido uma das mais criticadas pela oposição do chefe do Executivo, devido a recentes casos de violência, incluindo o assassinato de dois PMs no último domingo (21)
Governador Elmano de Freitas (PT). Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

Compartilhar:

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que vai promover 2.094 policiais militares e bombeiros nesta quinta-feira (25), durante evento em Fortaleza. O número contempla o total de promoções na capital cearense, Sobral e em Juazeiro do Norte. Do número total, serão 1.968 da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e 126 do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE). A área da Segurança Pública tem sido uma das pastas mais criticadas do Governo Elmano, tanto no primeiro ano do mandato, em 2023, como no início de 2024. Na madrugada do último domingo (21), dois policiais militares foram assassinados no Ceará.

Só em Fortaleza, serão promovidos 1.426 policiais militares e 109 bombeiros. A cerimônia contará com a presença da governador Elmano de Freitas e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, além de gestores das forças de segurança.

Sobre as promoções, o petista afirmou “ser um motivo de alegria e reconhecimento”. “Reconhecimento, acima de tudo, a esses profissionais que têm uma vida dedicada a garantir a segurança e levar a paz para a população cearense”, disse. No entanto, Elmano ressaltou que “ainda falta muito” para garantir a segurança aos cearenses.

“Para isso [garantir a segurança], nós estamos trabalhando incessantemente. Nos reunindo e preparando projetos para inovação na área de Segurança Pública do Ceará”, completou.

Desde 2015, o Governo do Ceará realizou mais de 30 mil promoções. Nesta quinta (25), será realizada, ainda, a solenidade de encerramento do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar da Polícia Militar do Ceará para 31 aspirantes.

CRÍTICAS À SEGURANÇA PÚBLICA

Constantes episódios de violência por todo o Estado tem intensificado as críticas da oposição de Elmano e da população à gestão do chefe do Executivo. No caso mais recente, no último domingo, os policiais militares Félix Batista de Almeida Neto e Jean Rodrigues Granjeiro foram assassinados. O primeiro, em Fortaleza, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto no Bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza. Já Jean, em Ubajara, morreu baleado em uma troca de tiros com criminosos.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), tem sido um dos principais agentes políticos nas críticas à Segurança. Em suas redes sociais, ele cobrou celeridade nas investigações. “Todos nós cearenses aguardamos do Governo do Estado uma investigação rápida e prioritária sobre os casos, como também a devida e legal prisão e responsabilização de todos os envolvidos”.

“Duas tragédias humanas que, infelizmente, só confirmam o crescimento do poderio do crime organizado em nosso Estado, o que tem tornado alvos de suas ações até mesmo os agentes de proteção da segurança pública!”, ressaltou.

O deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil) também se juntou às críticas. “Aqui, até agora, o governador apenas assiste as organizações criminosas tomarem conta de todo o Ceará, matando inocentes e até mesmo profissionais de segurança, como se não fosse ele a maior autoridade do estado. De fato parece que a autoridade tá sendo exercida pelos criminosos. Por isso essa discussão precisa agora tomar outra direção: do povo para o estado“, disse.

[ Mais notícias ]