Voltar ao topo

14 de setembro de 2024

Elmano promete intervenções em estradas visando escoamento da produção rural

Governador Elmano de Freitas falou sobre o assunto na PEC Nordeste 2023, nesta quinta-feira, 15
Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) disse que seu governo pretende realizar intervenções em estradas visando auxiliar no escoamento da produção rural. Segundo o chefe do executivo cearense, o Governo do Ceará pediu cadeias produtivas com o levantamento de trechos onde há problemas no período de chuva. Ainda de acordo com o petista, o governo busca, também, trazer melhorias aos pequenos produtores rurais do Estado. As falas do governador ocorreram nesta quinta-feira, 15, durante a abertura da PEC Nordeste 2023.

Para Elmano, as intervenções nas estradas do Estado são essenciais para o aumento das produções rurais no Ceará. Segundo o governador, as cadeias produtivas vão auxiliar a localizar trechos onde hajam problemas em épocas de chuva. “Isso [o acesso às cadeias produtivas] nos permite fazer intervenções localizadas para que não tenhamos interrupção do fornecimento do pequeno produtor para o laticínio ou para a cidade para poder vender a sua produção”, disse.

Sobre a produção de leite, inclusive, o chefe do executivo disse que ela pode servir como exemplo para as demais produções. 

“A cadeia produtiva do leite já nos apresentou esse quadro, e nós vamos daqui a pouco anunciar ordem de serviço para essas ações [intervenções nas estradas], estamos pedindo o mesmo estudo das cadeias produtivas aos prefeitos para fazermos isso nas cadeias produtivas de frutas, hortaliças… as cadeias produtivas que são perenes, que produzem o ano inteiro”.

MELHORIAS AOS PEQUENOS PRODUTORES

Para Elmano, o diálogo do Governo com os demais setores da sociedade é fundamental aos produtores rurais. Segundo o petista, o Ceará possui 390 mil imóveis rurais, com a maioria de pequenos produtores. “Nós precisamos ouvir esses produtores para entender de maneira mais aproximada as suas dificuldades e levar, também, o conhecimento científico e acadêmico, para que ele tenha uma melhoria de renda e de vida”, afirmou.

“Temos que ajudar com a mecanização, com crédito, com assistência técnica, com viabilização, inclusive, de compra do produto para merenda escolar, para o setor de saúde e para a campanha do Ceará sem Fome, pois vamos comprar produtos dos produtores rurais do Ceará”.

Ainda conforme Elmano, será enviada, à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), mensagem de lei para garantir uma licença unificada aos produtores rurais. “Ao invés do produtor ter que fazer várias licenças na Semace [Superintendência Estadual do Meio Ambiente], ele vai fazer só uma para sua propriedade, e dependendo da produção que tenha naquela área, nós vamos ter um processo mais simples”, informou.

Segundo o governador, as ações dos pequenos produtores são de “baixíssimo impacto ambiental”, e, portanto, não se pode tratar da mesma maneira que uma ação de grande impacto

“Acho que era questão de justiça reivindicada pela Federação [Faec] e pelos produtores, que nós acatamos pelo secretário da SDE [Secretaria do Desenvolvimento Econômico], Salmito, para poder facilitar a vida do produtor”.

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna38

Brazil Travel Market espera reunir 5 mil profissionais de turismo em Fortaleza O Brazil Travel Market (BTM), maior evento de turismo B2B do Norte-Nordeste, anunciou