O candidato ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), pretende levar o modelo de transporte público adotado no município de Caucaia, na Grande Fortaleza, para outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. A proposta foi revelada durante visita à comunidade das Quadras, no bairro Aldeota, na manhã desta sexta-feira, 19. Além de Caucaia, Eusébio e Maracanaú também adotam o passe livre gratuito, em algum nível, no transporte público municipal.
“Queremos aproveitar a experiência de Caucaia com transporte gratuito para aquela população. Queremos discutir isso para as regiões metropolitanas”, disse Elmano, ao lado do candidato ao Senado, Camilo Santana (PT).
O passe livre em Caucaia foi anunciado pelo prefeito Vitor Valim (PROS) em 2021. “Fruto de muito estudo, muita responsabilidade fiscal e compromisso com a população. Estamos aqui para defender o interesse da população e dos menos favorecidos”, disse, na ocasião. Valim derrotou o próprio Elmano nas urnas em 2020, quando o candidato petista figurou em 4º lugar na disputa que contava ainda com Naumi Amorim (PSD) – segundo lugar, que tentava reeleição; e Emilia Pessoa (PSDB), em terceiro.
Políticas públicas
Durante discurso que reuniu lideranças e moradores da região, Elmano frisou, ainda, que pretende, se eleito no pleito deste ano, potencializar políticas desenvolvidas durante os governos de Camilo Santana e Izolda Cela (sem partido), atual governadora. “Podemos fazer a ampliação de políticas, como Mais Infância, escola em tempo integral, a nova economia do Ceará que está surgindo com hidrogênio verde, energia eólica e energia solar”, disse.
“Podemos aproveitar a oportunidade histórica de uma nova situação de alimentos do mundo, a agropecuária cearense pode ser renovada, aumentar sua produtividade, ter mais renda para o povo do campo”.
Também foram abordadas propostas para o turismo, tecnologia e juventude.