O deputado estadual Elmano Freitas (PT) solicitou licença para tratar de interesse particular por 120 dias, a partir desta quinta-feira, 14. No seu lugar, fica o suplente Pedro Lobo (PT), atualmente vereador do Crato. Esta é a primeira vez que o parlamentar do Cariri assume cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). A posse será na sexta, 15, às 11h, na Casa.
Antes dele, lideram a lista de suplentes os vereadores de Fortaleza PPCELL (PSB) e Guilherme Sampaio (PT), da coligação de PT/PV/PSB nas eleições de 2018. Os dois tiveram 25.875 e 22.330 votos, respectivamente, enquanto Pedro teve 10.838.
Como Elmano é o líder do PT na Casa, o partido discute quem assumirá a liderança durante a licença, diz a assessoria de imprensa do deputado. Alguma decisão sobre o assunto deve sair na sexta-feira.
Essa estratégia de oxigenação nas casas legislativas é adotada por vários partidos nos preparativos para as eleições para fortalecer as candidaturas que serão lançadas ao pleito. A dinâmica é observada tanto na AL-CE quanto nas câmaras municipais.
Na Casa Estadual, por exemplo, o próprio Guilherme, que tentará novamente ser deputado estadual, participou da dança das cadeiras no ano passado, quando cobriu licença do deputado Moisés Braz (PT). Por isso, na ocasião, teve que se afastar do seu mandato na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR), sendo substituído pelo vereador suplente Dr. Vicente (PT).
À época, o próprio presidente estadual do PT, Antônio Filho (Conin), admitiu que a iniciativa serviria para impulsionar o partido nas eleições.