Em seu primeiro dia como governador do Ceará após a posse, no domingo, 1º, Elmano de Freitas (PT) permaneceu ao lado do padrinho político, Camilo Santana (PT). Em Brasília, o novo gestor acompanhou a posse do novo ministro da Educação e deve retornar a Fortaleza nesta terça-feira, 3. A agenda do governador dos próximos dias no Estado não estava definida, pelo menos, até o fechamento deste conteúdo.
Na capital federal, ao lado de Camilo Santana, Elmano de Freitas foi à posse de Lula. Nesta última segunda, 2, esteve na cerimônia de transmissão de cargo do ex-governador do Ceará e senador diplomado como titular do Ministério da Educação (MEC). O evento do MEC foi marcado pela presença de cearenses.
Assim como o atual governador e a vice-governadora Jade Romero (MDB), participaram parlamentares como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT); o senador Cid Gomes (PDT); e os deputados federais José Guimarães (PT) – este líder do governo na Câmara, Eduardo Bismarck (PDT), Mauro Filho (PDT) e Idilvan Alencar (PDT). Elmano de Freitas também acompanhou a transmissão de cargo de outros ministros e apareceu ao lado da chefe dos Esportes, Ana Moser, e do chefe da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em fotos publicadas nas redes sociais. O governador também usou o perfil para parabenizar Camilo Santana, Izolda Cela e Fernanda Pacobahyba no MEC e registrar o momento.
“Em Brasília, ao lado da vice-governadora Jade Romero, prestigiei a cerimônia de posse do meu amigo Camilo Santana como ministro da Educação. Um grande orgulho para o Ceará. Tenho a certeza de que Camilo levará a sua exitosa experiência na educação do nosso estado para o Brasil. Boa sorte e ótimo trabalho ao ministro Camilo Santana, à secretária executiva Izolda Cela, à presidente do FNDE Fernanda Pacobahyba e todos que farão o MEC”, escreveu.